8 de março de 2022

Governo faz ação de vacinação contra a covid para o público infantil no Shopping da Criança

O Governo do Estado está realizando uma ação de vacinação contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no Shopping da Criança, em São Luís. Disponível até o sábado (12), das 8h às 17h, a estratégia busca elevar os índices de vacinação entre o público infantil.

Um dos primeiros a vacinar foi o Enzo Lucas Costa Duarte, de 7 anos de idade. Ele tomou a primeira dose no dia 3 de fevereiro e aproveitou a vacinação no Shopping da Criança para tomar a segunda dose e fechar o ciclo de imunização.

“A criança desde quando nasce já é vacinada, isso praticamente todo mês. Nessa segunda onda que passamos, eu pude perceber o quanto a vacina é importante, a maioria dos pacientes assintomáticos ou com sintomas leves. Então não tem porque não trazer os nossos filhos para vacinar. Não tinha lugar melhor para promover essa vacinação porque o Shopping da Criança foi inaugurado pelo Governo com esse propósito, para servir as crianças”, disse o encarregado de RH, Matheus Sousa Duarte, pai do Enzo.

A vacinação está disponível para o público infantil em geral, não somente para crianças que estavam se consultando no setor de saúde do Shopping, administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). É possível tomar a primeira ou segunda dose contra a covid-19.

“A gente percebe ainda uma certa resistência por parte de algumas famílias em vacinar as crianças, precisamos dessa conscientização dos pais, porque as crianças não podem vir sozinhas ser vacinadas. Nós estamos utilizando esse equipamento que já recebe as crianças e as famílias, que tem todo um acompanhamento médico, para fazer a vacinação de crianças. Aproveitamos que as crianças já estão próximas ao serviço de saúde e promovemos a vacinação, que já ficou claro, que é a solução para sairmos da pandemia”, ressaltou Raul Fagner, diretor de Planejamento e Governança da EMSERH.

Além das consultas e imunização, as crianças que se vacinavam ainda eram premiadas com uma sacola de brindes e certificado de coragem. A Thayla Geovanna Santana Moraes, de 9 anos, que na ocasião tomou a segunda dose da vacina contra a covid, era só alegria pelos presentes e pela proteção adquirida. “A vacina não doeu nada, foi só uma picada normal. Sempre tomei vacina e nunca tive problema algum. Gostei do presente também que ganhei, os pratos e as colheres vou dar para o meu irmão e os outros brindes vou ficar pra mim”, brincou.

“Muito importante porque evita ter uma fatalidade na família. Todas as vacinas da minha filha são totalmente regulares. Qualquer tipo de vacina é importante, tem que vacinar. A covid, por exemplo, se ela pegar vai amenizar os sintomas da doença”, pontuou a operadora de caixa, Kleytianne de Pádua Santana Duarte, mãe da Thayla.

Texto: Eduardo Ericeira

Foto: Emmanuel Lopes

08/03/2022

Eduardo Ericeira