Governo fará Dia D de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial nesta sexta-feira (26)

A pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. O Governo do Maranhão fará Dia D de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, nesta sexta-feira (26), no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – CEM Diamante.

No Dia D de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a população contará com consultas de enfermagem, clínica médica, cardiologista e nutricionista, assim como palestras educativas com cardiologistas, no CEM Diamante. A ação será das 8h às 17h.

A ação continua, neste sábado (27), das 8h às 12h, na Praça do Atleta do Parque do Itapiracó. Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) farão atendimento de verificação de pressão arterial e glicemia, antropometria, avaliação nutricional, ginástica funcional, alongamento, aulão de zumba, atividades de educação em saúde a alimentação saudável, prática de atividade física e hipertensão arterial.

Neste domingo (28), a ação preventiva será na Feirinha de São Luís. Na ocasião, serviços de verificação de pressão arterial e glicemia, antropometria e atividades de educação em saúde a alimentação saudável, prática de atividade física e hipertensão arterial, além do aulão de zumba.

Prevenção 

Unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforçaram ações de prevenção e combate à hipertensão arterial. A programação compreenderá serviços como aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, ações do programa Farmácia Viva e palestras sobre alimentação saudável.

Entre os dias 22 e 26, o Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo promove ações educativas e preventivas na unidade. No Hospital Presidente Vargas, a ação será entre os dias 23 e 25 de abril. Dentre os serviços no período da manhã, aferição de pressão arterial e glicemia. No período da tarde, atendimento na área de avaliação nutricional e orientações sobre alimentação saudável.

Nesta quinta-feira (25), atividades educativas e orientações sobre alimentação saudável para hipertensos no período da manhã no Hospital Geral da Vila Luizão. No mesmo dia, consultas médicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, oficina nutricional, auriculoterapia, acompanhamento psicológico sobre estresse e orientações sobre atividade física.

Na sexta-feira (26), mais atividades de prevenção e combate à hipertensão arterial no Hospital Regional de Grajaú. Na programação, palestras educativas, avaliação nutricional e aferição de pressão arterial.