13 de dezembro de 2019

Governo expande serviços à pessoas com autismo

O autismo é um transtorno de desenvolvimento em que ocorrem dificuldades na comunicação e interação social. O Maranhão é pioneiro na oferta do atendimento com abordagem baseada na análise do comportamento aplicado (ABA). Também conhecido como Análise do Comportamento Aplicada, que trabalha no reforço dos comportamentos positivos aos autistas.

O serviço ofertado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ganhou um reforço no Maranhão. Houve a expansão do trabalho já realizado em São Luís, que permitirá agregar novos elementos à terapia, por exemplo, uma cozinha montada e um quarto, para trabalhar habilidades em um contexto funcional, de forma prática com os assistidos no equipamento da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Os serviços especializados para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), estarão disponíveis em um prédio, subordinado ao Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água (CER Olho d’Água), instalado na Alameda Mearim, no bairro Olho d’Água, em São Luís. O CER do Olho d’Água é mais uma unidade gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Com a nova estrutura do serviço especializado para pessoas com TEA, o anexo do CER contará com recepção, triagem, sala de administração, sala multidisciplinar, sala grupo terapêutico, almoxarifado, copa, cinco consultórios multidisciplinares, sala de atividade em grupo, sala de avaliação e acompanhamento familiar. No setor ABA, sete cabines de atendimento individual e sala de grupo terapêutico ABA. O setor de oficinas terapêuticas contará com jardinagem, arteterapia, musicoterapia e atividade física. O serviço tem capacidade para assistência intensiva e oficinas terapêuticas de pacientes com idade de até 12 anos. Em dois turnos, profissionais atuarão diariamente na assistência a pessoas com TEA.

A solenidade de inauguração do novo espaço contou com a presença dos profissionais de saúde que já atuam no CER do Olho d’Água no atendimento aos autistas. Uma equipe multiprofissional composta por assistente social, profissional de educação física, enfermeiro, fonoaudiólogo, musicista, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e artesão. Entre as autoridades presentes, o Presidente da EMSERH, Rodrigo Lopes, o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula e o Governador do Maranhão Flávio Dino, que na oportunidade destacou a política de inclusão na área da saúde no estado.

Eduardo Ericeira