13 de janeiro de 2023

Governo executa últimos ajustes da primeira Unidade de Tratamento de Queimados do Maranhão

Os investimentos realizados pela gestão do governador Carlos Brandão para a construção da primeira Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) no Maranhão, no Hospital da Ilha, em São Luís, estão cada vez mais perto de transformar a saúde pública do estado. Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), foi destinado R$ 6,2 milhões para a execução de mais esse equipamento de saúde, com capacidade de internação de 17 UTIs. 

Com todo serviço de infraestrutura realizado pela Sinfra, é importante destacar que o Hospital da Ilha, inaugurado em março de 2022, já conta com 10 leitos de UTI adulto, 59 leitos de enfermaria, 14 leitos de observação e 4 leitos de estabilização, em pleno funcionamento. Além disso, o hospital tem, também, a proposta de atender diversas especialidades, somando, ao todo, 188 leitos de enfermaria e 43 leitos de UTI.

Agora, com a finalização das obras da UTQ, o Hospital da Ilha será o primeiro da história do Maranhão a ter um local especializado para tratamento dos pacientes vítimas de queimadura, além de cuidados especiais no procedimento de higiene e atividades diárias.

O engenheiro civil Cristian Pimentel reforça a importância da UTQ, tendo em vista que a unidade vai ser referência, com estrutura e equipamentos de primeira qualidade. “O Hospital da Ilha, em si, já é um ato significativo. Agora, com o término das obras da UTQ, de suma relevância para todos, a unidade vai se tornar referência, com toda sua magnitude. É uma nova realidade que está sendo construída pelo governo do Maranhão para desenvolver, ainda mais, a rede estadual de saúde”, afirmou. 

O secretário adjunto de gestão setorial da Sinfra, José Ribeiro, destacou a importância dessa obra para todos os maranhenses. “Nesta terceira etapa estamos dando ênfase para entregar a primeira Unidade de Tratamento de Queimados, em setor público, com atendimento de primeira. Continuamos com nossa obra nos setores administrativos. Essa é uma das maiores obras do governo do Estado e foi priorizada para dar o melhor atendimento à população”, reforçou o adjunto.

Serviços oferecidos

O Hospital da Ilha já atende nas áreas de urologia, neurologia, ortopedia e gastroenterologia. Além disso, os tratamentos ofertados à população incluirão serviços bucomaxilofacial, vascular, hemodiálise, cirurgia pediátrica, cirurgias no pescoço e na cabeça e, inclusive, atendimento em especialidades intensivistas, de urgência e emergência.

Eduardo Ericeira