9 de outubro de 2020

Governo executa Programa Mais Cirurgias no Hospital Regional de Timbiras, neste fim de semana

O Governo segue realizando os procedimentos do Programa Mais Cirurgias em unidades por todo o estado. Neste fim de semana, sábado (10) e domingo (11), o Hospital Regional de Timbiras é uma das unidades que realiza os procedimentos. Os pacientes terão acesso a atendimento ambulatorial e os aprovados na avaliação pré-cirúrgica serão submetidos a cirurgias urológicas eletivas de pequeno, médio e grande porte. 

“O Programa Mais Cirurgias é de suma importância para que possamos diminuir a fila de espera, haja vista que, em decorrência da pandemia, foi preciso que todos os procedimentos agendados fossem temporariamente suspensos. Com a mudança do cenário, nós, do Hospital Regional de Timbiras, ficamos honrados de estar inseridos na iniciativa”, disse Antônio Braúna, diretor geral do hospital. 

Entre os procedimentos que serão realizados estão: Ressecção Transuretral de Próstata (RTU), Colecistectomia Videolaparoscópica (CVL), Postectomias, Ureterolitotomia, além das obstétricas e cirurgias gerais. Para dar conta da demanda, foi montado um cronograma de forma a contemplar tanto as cirurgias eletivas, como dar suporte de urgência e emergência, com avaliação médica pela manhã para incluir os casos que necessitarem de intervenção imediata. 

Tanto no sábado como no domingo serão realizadas cirurgias urológicas; cinco em cada dia, conforme a agenda estabelecida. Em paralelo, os pacientes que forem atendidos nas demandas de urgência e emergência serão submetidos à avaliação do corpo médico no turno da manhã. As intervenções cirúrgicas para estes casos serão realizadas pela tarde e noite. 

Quanto às cirurgias gerais, elas deverão ser realizadas no dia dos procedimentos urológicos, podendo ser duas ou três, dependendo do ritmo em que as eletivas forem sendo finalizadas. Já as intervenções em obstetrícia serão feitas conforme a demanda, ou seja, em caso de aparecer uma paciente necessitando de suporte nesta especialidade, a equipe médica e de cirurgiões prontamente irá atender, uma vez que se trata de um caso prioritário. 

Na última semana, o Hospital Regional de Timbiras realizou 22 cirurgias, abrangendo procedimentos como: Anquiloglossias, Exéreses de Pólipo Retal e de Sinus Pré-auricular, Hernioplastias, Sinéquia Vulvar, Laparotomía, Apendicectomía, Polidactilia e Himenotomia. Foram atendidos pacientes de 2 meses a 16 anos oriundos dos municípios de Timbiras, Codó, São Domingos e Capinzal.

FONTE: SES/MA

Eduardo Ericeira