12 de abril de 2018

Governo estadual promove novo Mutirão do Glaucoma neste fim de semana

Mutirão do Glaucoma. (Foto: Julyane Galvão)

Com ação do Governo do Maranhão, 19 municípios das regionais de saúde de São João dos Patos e Pedreiras vão receber o Mutirão do Glaucoma, estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para reduzir os casos da doença em todo o estado e promover uma melhor qualidade de vida à população maranhense.

Os atendimentos feitos pelas equipes itinerantes começam nesta sexta-feira (13), nas cidades de Barão de Grajaú, Paraibano e Lago do Junco. O mutirão irá atender também em Sucupira do Riachão, São João dos Patos, Lago da Pedra, Benedito Leite, Nova Iorque, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São Domingos do Azeitão, Pastos Bons, Sucupira do Norte, Mirador, Esperantinópolis, Lagoa do Mato, Passagem Franca, Poção de Pedras e Lima Campos.

“Ampliamos o alcance e intensificamos as atividades do mutirão por todo o estado. Esperamos beneficiar muitos outros cidadãos com o trabalho de prevenção e combate ao glaucoma”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Além de consultas e exames específicos, a ação realiza a distribuição de medicação gratuita, quando necessário, e encaminhamento para tratamento. De caráter preventivo e assistencial, a busca ativa também detecta e trata outras patologias da visão, como catarata.

Ao se apresentar para consulta, o paciente precisa levar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma é considerada a segunda causa de cegueira no mundo. É uma doença ocular hereditária, degenerativa e progressiva causada principalmente pelo aumento da pressão do olho. Não tem cura, porém o tratamento a base de colírio, distribuído gratuitamente no mutirão, em grande parte dos casos, evita a progressão da perda da visão.

Sexta-feira (13)
BARÃO DE GRAJAÚ – 8h às 12h
Local: UBS SEBASTIÃO MARTINS – Rua Agripino Silvério Galvão, 1035, Centro

PARAIBANO – 8h às 12h