10 de janeiro de 2019

Governo entrega veículo adaptado para atendimento aos pacientes do Centro de Reabilitação de São Luís

Josilene de Melo, mãe da jovem Júlia, de 17 anos, ficou feliz com a novidade. (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Estado entregou, nesta quarta-feira (9), uma van adaptada para transporte de pacientes cadeirantes assistidos pelo Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho D’Água (CER Olho d’Água). O veículo possibilita o transporte seguro de nove usuários – três cadeirantes e seis acompanhantes – e será para uso exclusivo da unidade.

Entregue pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o veículo é equipado com plataforma elevatória, sistemas de segurança para fixação da cadeira de rodas, além de protetores de cabeça para cada cadeirante. “Aumentamos, com esta entrega, a facilidade de acesso aos novos serviços. Muitas vezes, pessoas com problema de mobilidade têm dificuldade em chegar à unidade e isso, agora, acaba. A reabilitação não será interrompida e o paciente prossegue seu tratamento”, disse o secretário.

Segundo a diretora do CER Olho d’Água, Ana Eugênia Araújo Furtado, será feito um planejamento para determinar rotas e quais pacientes serão beneficiados com o veículo, mas ele já inicia as atividades imediatamente, somando-se ao trabalho já executado pelo Projeto Travessia. “É um marco a entrega da van e a recebemos com muita alegria. Com certeza, ela vai tornar a vida dos pacientes e a rotina mais fácil”, comentou. O veículo foi doado pelo Ministério Saúde.

A dona de casa Josilene de Melo, mãe da jovem Júlia, de 17 anos, ficou feliz com a novidade. Moradora do Turu, em São Luís, ela já precisou cancelar atendimentos para a filha, nascida com uma doença rara que compromete, principalmente, a locomoção, porque não conseguia sair de casa. “Às vezes, não conseguimos chegar nem na parada, porque quando chove alaga a rua. É um avanço e só tenho a agradecer. Só quem vive e passa por essas dificuldades sabe a alegria de ver essa van”, contou.

Ampliação

Durante a entrega, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, também anunciou a expansão do serviço de assistência a pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), oferecido pela unidade desde 2017. Ele deve ser ampliado para outro ambiente ainda neste primeiro semestre.