Governo entrega veículo adaptado para atendimento aos pacientes do Centro de Reabilitação de São Luís

 

Josilene de Melo, mãe da jovem Júlia, de 17 anos, ficou feliz com a novidade. (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Estado entregou, nesta quarta-feira (9), uma van adaptada para transporte de pacientes cadeirantes assistidos pelo Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho D’Água (CER Olho d’Água). O veículo possibilita o transporte seguro de nove usuários – três cadeirantes e seis acompanhantes – e será para uso exclusivo da unidade.

Entregue pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o veículo é equipado com plataforma elevatória, sistemas de segurança para fixação da cadeira de rodas, além de protetores de cabeça para cada cadeirante. “Aumentamos, com esta entrega, a facilidade de acesso aos novos serviços. Muitas vezes, pessoas com problema de mobilidade têm dificuldade em chegar à unidade e isso, agora, acaba. A reabilitação não será interrompida e o paciente prossegue seu tratamento”, disse o secretário.

Segundo a diretora do CER Olho d’Água, Ana Eugênia Araújo Furtado, será feito um planejamento para determinar rotas e quais pacientes serão beneficiados com o veículo, mas ele já inicia as atividades imediatamente, somando-se ao trabalho já executado pelo Projeto Travessia. “É um marco a entrega da van e a recebemos com muita alegria. Com certeza, ela vai tornar a vida dos pacientes e a rotina mais fácil”, comentou. O veículo foi doado pelo Ministério Saúde.

A dona de casa Josilene de Melo, mãe da jovem Júlia, de 17 anos, ficou feliz com a novidade. Moradora do Turu, em São Luís, ela já precisou cancelar atendimentos para a filha, nascida com uma doença rara que compromete, principalmente, a locomoção, porque não conseguia sair de casa. “Às vezes, não conseguimos chegar nem na parada, porque quando chove alaga a rua. É um avanço e só tenho a agradecer. Só quem vive e passa por essas dificuldades sabe a alegria de ver essa van”, contou.

Ampliação

Durante a entrega, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, também anunciou a expansão do serviço de assistência a pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), oferecido pela unidade desde 2017. Ele deve ser ampliado para outro ambiente ainda neste primeiro semestre.