1 de novembro de 2018

Governo entrega mais sete ambulâncias para Rede Estadual de Saúde

Ao todo, o governador Flávio Dino já entregou 44 novas ambulâncias em 2017, fortalecendo o apoio às gestões municipais e a rede de saúde integrada. (Foto: Gilson Texeira)

Ambulâncias foram entregues para dar apoio ao transporte de pacientes em mais sete municípios. (Foto: Márcio Sampaio)

Sete unidades estaduais de saúde de Peritoró, Alto Alegre, Pinheiro, Timon, Caxias, Coroatá e Presidente Dutra receberam, nesta quarta-feira (31), ambulâncias do Governo do Maranhão para o transporte de pacientes.

Na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São Luís, o titular da pasta, o secretário Carlos Lula, recebeu os gestores dos Hospitais Regionais de Peritoró, Alto Alegre, Pinheiro, Timon, Caxias, além de gestores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coroatá e do Hospital Macrorregional de Presidente Dutra. Também participaram da solenidade de entrega dos veículos o deputado federal Bira do Pindaré, o deputado estadual Rafael Leitoa e o vice-prefeito de Coroatá Domingos Alberto.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, pontuou que com a entrega destas sete novas ambulâncias, o Governo do Maranhão chega a marca de 182 veículos sanitários entregues em dois anos. “Estamos renovando a nossa frota com o que há de melhor. Destas sete ambulâncias, três são unidades de suporte avançado”, pontuou.

O Hospital Macrorregional de Presidente Dutra e os Hospitais Regionais de Timon e Caxias foram beneficiadas com transporte sanitário de suporte avançado (USA) – veículos equipados com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, desfibrilador, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

A diretora administrativa do Hospital Regional Alarico Pacheco de Timon, Gardênia Carvalho, destacou que o veículo é essencial para qualificar e agilizar o atendimento dos pacientes da região. “A ambulância de suporte avançado era um grande anseio do hospital, porque temos um fluxo muito grande de transferências de pacientes e, agora, esse novo equipamento vai facilitar a nossa rotina, além de salvar muito mais vidas”, afirmou.

O diretor geral do Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão, Jefferson Franklin Almada, falou sobre a importância do investimento do Governo do Estado na renovação da frota do transporte sanitário. “Vai servir para o transporte seguro desses pacientes graves que atendemos. Vamos poder ajudar a agilizar o atendimento e mostrar para a população, familiares e toda sociedade, que estamos empenhados com a segurança e um atendimento de agilidade e qualidade para aquele paciente”, destacou.

As outras quatro ambulâncias de suporte básico foram destinadas aos Hospitais Regionais de Peritoró, Alto Alegre, Pinheiro e para a UPA de Coroatá.

Os deputados Rafael Leitoa e Bira do Pindaré, falaram sobre a importância da entrega das ambulâncias. “Estamos recebendo mais um benefício do governador Flávio Dino. Agradecemos pela entrega de mais uma ambulância ao município de Coroatá”, afirmou o deputado federal Bira do Pindaré. “Dessa vez a ambulância foi destinada para a UPA de Coroatá. Tenho certeza de que vai servir muito para a população deste município. O macrorregional já recebeu uma ambulância e o programa de entrega de veículos sanitários para todo o estado continua. Parabenizo a direção”, disse o deputado Estadual Rafael Leitoa.

Para o diretor do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, Edilson Medeiros, o veículo contribuirá para o efetivo atendimento dos pacientes dos 26 municípios que integram a zona de cobertura da unidade. “A maior satisfação em receber essa ambulância é que nós vamos poder contar com a possibilidade de ajudar estas cidades quando elas necessitarem. Esta é a terceira ambulância que recebemos, a segunda só neste ano. Esse tipo de serviço se faz necessário para que a gente atenda de maneira mais eficaz esses municípios. Mais um compromisso cumprido pela gestão estadual para com a população da Baixada Maranhense”, pontuou.

Fonte: SES