7 de junho de 2018

Governo entrega hospital em Ribamar Fiquene e amplia acesso da população ao atendimento

Hospital Municipal de Ribamar Fiquene foi entregue todo reformado. (Foto: Márcio Sampaio)

O Governo do Maranhão entregou, nesta quarta-feira (6), o Hospital Municipal de Ribamar Fiquene, na região Tocantina. A unidade foi totalmente reformada e equipada, oferecendo atendimento para população estimada em 7.691 habitantes. A gestão da nova unidade será municipal. A ação é resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ribamar Fiquene.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a relevância do Hospital Municipal de Ribamar Fiquene para população com a oferta de serviços públicos de saúde. “Em Ribamar Fiquene também atuamos em parceria com a gestão municipal. Desde a primeira vez que esteve comigo, o prefeito Edilomar destacou a necessidade de reabrirmos a unidade – Assumimos o compromisso e realizamos o repasse para que a unidade fosse reformada e, então, reaberta. O hospital estava fechado e era preciso entregá-lo, assegurando o acesso da população ao atendimento”, disse o secretário Carlos Lula.

Para o prefeito Edilomar Miranda, o Hospital Municipal de Ribamar Fiquene representa o fortalecimento da saúde dos munícipes. “Com o funcionamento dessa unidade no nosso município, a gente vai ter condições de atender essas pessoas. A gente fica feliz e satisfeito com essa parceria entre o governo do estado e prefeitura por ter atendido nosso pedido. Agradeço, também, ao secretário Carlos Lula que sempre nos garantiu a reabertura do Hospital e, hoje, temos a alegria de ver isso se concretizando”, comentou.

O comerciante José de Ribamar, de 46 anos, comemorou a inauguração do hospital e a possibilidade de receber assistência perto de casa. “Agora, vai ser bom para mim e também para todo mundo, que terá onde buscar atendimento, porque há anos que a cidade precisava desse hospital novo, pois estava fechado há anos por falta de estrutura”, disse.

Para a dona de casa Raimunda do Livramento, de 58 anos, a entrega da nova unidade hospitalar vai possibilitar o atendimento de qualidade para população. “Esse hospital é uma bênção para gente! Vai ser bom para todo o mundo porque não tínhamos uma unidade como essa e sempre precisávamos ir para Imperatriz ou outras cidades para ter atendimento”, destacou.

Com o novo Hospital de Ribamar Fiquene, o município receberá até R$ 100 mil de acordo com os critérios estabelecidos em portaria Nº113 de 27 de abril de 2015 – Incentivo Estadual de Qualificação da Gestão Hospitalar (IEQGH).

A gestão da nova unidade será de responsabilidade da Prefeitura de Ribamar Fiquene. Entre os serviços especializados estão atendimento com leitos nas áreas de clínica médica, clínica pediátrica, além de serviços de enfermagem, nutrição, entre outros.