15 de março de 2022

Governo entrega 13ª Policlínica para ampliar oferta de serviços especializados em Codó

A rede estadual de saúde ganhou a sua 13ª Policlínica no último fim de semana. O equipamento, entregue pelo governador Flávio Dino, ampliará a oferta de serviços especializados em saúde no município de Codó e na região. Localizada na Rua Henrique Figueiredo, n° 506, Centro, a Policlínica Codó também beneficiará as cidades de Alto Alegre do Maranhão, Coroatá, Peritoró, São Mateus do Maranhão e Timbiras. Mais de 309 mil maranhenses serão contemplados com o novo equipamento da rede pública de saúde.

“Cada novo equipamento de saúde que entregamos é reflexo de uma gestão que trabalha para melhorar a vida da população. A rede de policlínicas tem crescido e vem beneficiando muitos maranhenses”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A Policlínica Codó conta com especialidades como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, mastologia, neurologia, obstetrícia de alto risco, urologia e pediatria. Os atendimentos incluem suporte de equipe multidisciplinar com profissionais da Assistência Social, Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Enfermagem Obstétrica.

Funcionando de segunda a sábado, das 7h às 18h30, a nova unidade oferecerá ainda exames como ultrassonografia com doppler, mapa/holter, exames laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma, ecocardiograma, endoscopia e mamografia.

A diretora administrativa da Policlínica de Codó, Rafaela Barros, destacou que a unidade é resultado do compromisso com a boa gestão do SUS. “Além dos serviços em saúde, o maior ganho para a população é poder realizar o tratamento próximo de casa. Dessa forma, com excelência e carinho, garantimos às pessoas o acesso à assistência especializada naquilo que necessitam”, conta Rafaela.

As policlínicas fazem parte de uma estratégia da gestão estadual para oferecer atendimento de qualidade à população, com acompanhamento em várias especialidades. O Governo do Estado já entregou policlínicas tanto em São Luís (unidades do Diamante, Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária e Cohatrac e do Idoso) quanto no interior do estado, em municípios como Santa Inês, Presidente Dutra, Matões do Norte, Barra do Corda, Açailândia e Imperatriz.

Para fazer uso do equipamento, é necessário primeiro fazer consulta com um clínico geral na cidade de origem em um posto de saúde, hospital ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Depois disso, é feito o encaminhamento para o profissional pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do município, que fará o agendamento da consulta e posterior contato com o paciente, informando o dia e o horário que deve se dirigir à policlínica.

FONTE: SES/MA

Eduardo Ericeira