17 de julho de 2017

Governo do Maranhão implanta sistema de consulta às escalas médicas das unidades de saúde

bussóla

Um projeto inédito oferece aos maranhenses a chance de consultar, via internet, as escalas médicas diárias da rede estadual de saúde. Batizado de Sistema Bússola,é uma ferramenta virtual, criada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), para atender à Portaria nº 384 da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que determina a informação ao público da escala de plantão médico de todas as unidades de saúde estaduais.

A presidente da EMSERH, Ianik Rafaela Lima Leal, e o diretor clínico da empresa, Rodrigo Lopes da Silva, frisaram a importância do Sistema Bússola para a população e para os profissionais de saúde, principalmente por permitir a transparência no modelo de gestão, oferecendo informações sobre médicos, unidades de saúde, horários e especialidades dos profissionais. “É uma segurança e um direito da população”, salientou Ianik Rafaela Lima Leal.

Ficou a cargo do Núcleo de Comunicação da EMSERH a criação de um sistema virtual, de fácil acesso e sem custos. O sistema Bússola foi criado para agregar a escala médica de mais de 40 unidades de saúde, hoje gerenciadas pela empresa.

“A implantação deste projeto é muito importante. Ele foi pensado e criado internamente e sem custos, por profissionais de alto gabarito”, destaca Ianik, acrescentando que existe a possibilidade da SES estender o Sistema Bússola para toda a rede de saúde.

Treinamento – Rodrigo Lopes da Silva, diretor clínico da EMSERH, informou que os treinamentos de capacitação foram iniciados no dia 10 de julho, na EMSERH. Ao todo, 44 diretores clínicos estão sendo capacitados pela diretoria clínica em conjunto com o Núcleo de Comunicação da EMSERH.

“A nossa meta é que até o final deste mês, todas as Escalas Médicas estejam disponíveis via internet a todos”, prevê o diretor clínico da EMSERH, Rodrigo Lopes da Silva.

A presidente Ianik reafirmou que a EMSERH está disposta a atender todos os diretores das unidades de saúde e, além do treinamento, oferecer suporte técnico para que o novo sistema seja utilizado sem dificuldades. “Vamos orientar a todos os diretores e estamos aqui para garantir este atendimento, tirar dúvidas e garantir a efetivação de um processo que é necessário e muito importante para todos”, finalizou.

As escalas médicas estão disponíveis para consulta nos sites da Secretaria de Estado da Saúde(SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

 

Daucyana Castro