8 de fevereiro de 2019

Governo do Maranhão entregará novas obras da saúde este ano

Obras de construção do CER Cidade Olímpica

CER da Cidade Operária está entre as obras a serem entregues até julho. (Foto: Divulgação)

As obras de construção e reforma de unidades da Secretaria de Estado de Saúde, com execução e sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), seguem um cronograma acelerado. Até julho, a previsão é de que cinco obras sejam entregues à população, entre elas o Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde (CER) da Cidade Operária, que já está em fase de montagem de equipamentos e sinalização e deve ser entregue em breve.

“Vamos manter, em 2019, o mesmo ritmo de investimentos em saúde que tivemos nos primeiros anos de gestão, quer seja construindo novas unidades ou reformando as que já temos. Dessa forma, garantimos qualidade e ampliamos a assistência aos maranhenses”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.

A terceira etapa das obras de reforma, adequação e modernização do Hospital Regional Materno Infantil (HRMI), em Imperatriz, também, está no cronograma, com previsão de entrega para março. Nesta fase, serão entregues um centro cirúrgico com quatro salas, cinco leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e 10 leitos de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). Atualmente, faltam os acabamentos de piso. Na unidade, referência para municípios de toda região, já foram entregues totalmente reformados 10 enfermarias, com 44 leitos convencionais; recepção; seis consultórios; salas de ultrassom, de observação e de medicamentos.

Outra reforma que acontece em etapas é a do Hospital Regional Adélia Matos da Fonseca, em Itapecuru-Mirim, cuja segunda fase da obra, com a requalificação de todo setor de obstetrícia (emergência, consultórios e exames específicos), deve acontecer em maio. Serão quatro etapas no total.

Com 65% de obras concluídas, faltando as instalações complementares (elétrica, hidráulica e combate a incêndio), o Hospital de Viana deve ser entregue em julho. A unidade terá 50 leitos, salas de cirurgias, de observação, de diagnóstico, exames, laboratório e as salas vermelha e amarela. O novo hospital funcionará na MA-014, s/nº, no Bairro Vila Zizi.

Por fim, em julho, deve ficar pronto o Bunker de Radioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão, localizado atrás do Centro de Saúde Genésio Rêgo, na Vila Palmeira. A construção abrigará o acelerador linear, equipamento usado para o tratamento de câncer. O novo equipamento já está com estrutura e serviço de alvenaria adiantados, faltando o início das instalações complementares. A obra é uma parceria com o Ministério da Saúde.