3 de março de 2023

Governo do Estado realiza atividade para reforçar estoque de sangue do Hemomar

Por Samir Aranha

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em parceria com o Instituto D’Elas, realizou, nesta quinta-feira (2), ação de coleta externa no Parque Folclórico da Vila Palmeira, em São Luís. A ação marca o início da parceria entre as instituições.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Captação Externa do Hemomar, Valma Costa, as atividades externas têm imensa importância na manutenção dos estoques da hemorrede. “As ações de captação externa, sobretudo em locais públicos de grande fluxo, têm uma dupla importância. Além das bolsas coletadas, podemos difundir informações sobre a doação de sangue que fomentem a participação de mais pessoas”, explicou.

A diretora do Instituto D’Elas, Alyne Almeida, reforça o caráter cidadão da doação de sangue. “Resolvemos propor uma campanha junto ao Hemomar por sabermos da imensa diferença que os estoques públicos fazem em emergências e atendimentos oncológicos. Como mulheres cidadãs, vemos como uma obrigação de todos a busca por manter o sangue que salvará tantas vidas”, disse.

A bancária aposentada Ana Cleide Silva, de 55 anos, aproveitou a oportunidade para realizar sua primeira doação. “Já tinha pensado em doar, mas nunca criava coragem. Estava caminhando no parque quando vi o ônibus do Hemomar, sem pensar muito decidi que participaria deste ato de amor. Vi que não tinha sentido o medo, pretendo me tornar doadora frequente”, comentou.

Jaíza Ferreira, de 39 anos, foi motivada pela campanha realizada pelo Instituto D’Elas. “Não doava há muitos anos. Como participo do programa de dança e de ações sociais do Instituto, achei uma boa oportunidade de retomar às doações. Fico feliz por salvar vidas com um gesto tão simples”.

INCENTIVO

Para incentivar a doação, o Hemomar realiza rotineiramente ações de coleta externa por meio do envio de sua unidade móvel, montagem de sala temporária ou disponibilização de transporte para grupos de doadores. Neste sábado (4), das 8h às 17h, a equipe de coleta externa realizará ação de coleta na paróquia São João Calábria, localizada no bairro do Jardim América.

O agendamento pode ser realizado por representantes de igrejas, órgãos públicos, empresas ou outras instituições por meio do Serviço Social do Hemomar no número (98) 3216-1134, ou pelo WhatsApp (98) 99232-8496.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

– Ter entre 18 e 69 anos de idade; são aceitos candidatos à doação de sangue com 16 e 17 anos desde que tenham o consentimento formal e presencial do responsável legal; maiores de 60 anos não podem realizar doação pela primeira vez;
– Pesar acima de 50 kg.

Daucyana Castro