Governo do Estado lança campanha do Outubro Rosa no CEM Diamante

O lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa com o tema “Transforme seu amor próprio em cuidado e prevenção”, ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 8, no Centro de Especialidades Médicas, localizado no bairro do Diamante (CEM Diamante).

Na oportunidade, estiveram presentes autoridades da área de saúde, entre elas o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, a Secretária Estadual da Mulher, Ana Mendonça, a Superintendente de Acompanhamento da Rede de Saúde da SES, Mayrlan Avelar, o Superintendente de Atenção Primária, Márcio Menezes, a Secretária Adjunta da Atenção Primária, Valdeíse Pereira, a diretora administrativa do CEM Diamante, Lícia Trinta, a diretora administrativa da EMSERH, Etheana Trajano, técnicos da SES e profissionais da área da saúde.

A programação contou com aferição de pressão, teste de glicemia e dicas e cuidados de beleza às mulheres, usuárias da unidade hospitalar. Também consta da programação, a doação de lenços, campanha de doação de lenços, denominada “Lenços Solidários”, cujo objetivo é arrecadar lenços para as mulheres que estão na luta contra o câncer. Há seis pontos de entrega: CEM Diamante, Genésio Rêgo, Hospital de Câncer, Secretaria de Saúde, Secretaria Adjunta da Atenção Primária e Vigilância em Saúde e na EMSERH-Sede.

Uma das convidadas foi a advogada Michelle Moreira que, em um discurso emocionante, contou a sua luta corajosa desde o primeiro diagnóstico.

“Descobri que estava com câncer em julho de 2017, o susto veio porque foi de repente, meus exames estavam todos bem, até que um dos exames apontou a doença, um tumor grande, de 15 centímetros. O primeiro ano foi um susto pra mim, mas encarei a doença de frente e venci a batalha”, destacou a advogada, que continua realizando exames e fazendo acompanhamento médico. Na ocasião, Michelle ainda deixou uma mensagem de encorajamento a todas as mulheres que forem diagnosticadas com a doença e que têm receio de realizar os exames preventivos.

A programação especial foi destinada a usuários da unidade. Moradora da Vila Luisão, Vitória Pires participou do lançamento da Campanha Outubro Rosa.

“Eu sempre tomei cuidado com a minha saúde. Faço os exames preventivos regularmente e, depois dos 40 anos de idade o cuidado é ainda maior”, disse a autônoma elogiando as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.

O CEM Diamante é uma das unidades geridas pela EMSERH. Na ocasião, a Diretora Administrativa da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Etheana Trajano, também ressaltou as atividades de conscientização.

“Este é o momento da mulher se olhar no espelho e entender a importância da prevenção, de se cuidar. É um mês inteiro de conscientização, mas o cuidado por parte de nós mulheres deve ser permanente”, destacou Etheana Trajano, que na oportunidade foi representando o Presidente da EMSERH, Rodrigo Lopes.

Também falou a Diretora Administrativa do CEM Diamante, Lícia Trinta, que destacou a alegria de poder sediar o evento.

“Nossa equipe está muito feliz em poder organizar essa grande festa voltada para um assunto de extrema importância que é o debate a respeito do câncer de mama. Aqui, organizamos uma vasta programação para este dia 8 de outubro, mas temos ações voltadas para a saúde da mulher durante todo o ano”, reforçou Lícia Trinta.

A mastologista que trabalha na unidade gerida pela EMSERH, Yara Sena, também proferiu uma palestra durante o lançamento da campanha. A médica falou sobre a doença, tratamento, formas de prevenção, entre elas o exame de mamografia.

“Aqui na unidade, neste lançamento da Campanha Outubro Rosa, estamos fazendo o agendamento para os exames de mamografia. Neste mês já vamos atender pacientes que já haviam agendado previamente. Lembrando que disponibilizamos à população o atendimento com mastologista e o exame de mamografia durante todo o ano. Então, as mulheres não devem esperar somente o mês de outubro para buscar este acompanhamento médico”, lembrou a mastologista Yara Sena.

No Maranhão, segundo dados da Secretaria de Saúde, em 2017, foram confirmados 561 casos de câncer de mama no estado. Em 2018, o número subiu para 656 casos confirmados da doença. Neste ano até agora já foram contabilizados 232 novos casos de câncer de mama no estado.

“Este é mais um momento importante de convocação das mulheres para que possam fazer a mamografia, os exames preventivos. São ações que já realizamos durante todo o ano e só intensificamos neste mês, por conta do Outubro Rosa. Temos mamógrafos em muitos municípios maranhenses à disposição da população maranhense. A campanha não vai se concentrar só em São Luís mas, também, em cidades no interior do estado. E teremos o Dia D, com uma grande mobilização que vai acontecer no dia 19 deste mês, com uma vasta programação no Parque do Rangedor”, destacou Carlos Lula, Secretário Estadual de Saúde.