8 de outubro de 2019

Governo do Estado lança campanha do Outubro Rosa no CEM Diamante

O lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa com o tema “Transforme seu amor próprio em cuidado e prevenção”, ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 8, no Centro de Especialidades Médicas, localizado no bairro do Diamante (CEM Diamante).

Na oportunidade, estiveram presentes autoridades da área de saúde, entre elas o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, a Secretária Estadual da Mulher, Ana Mendonça, a Superintendente de Acompanhamento da Rede de Saúde da SES, Mayrlan Avelar, o Superintendente de Atenção Primária, Márcio Menezes, a Secretária Adjunta da Atenção Primária, Valdeíse Pereira, a diretora administrativa do CEM Diamante, Lícia Trinta, a diretora administrativa da EMSERH, Etheana Trajano, técnicos da SES e profissionais da área da saúde.

A programação contou com aferição de pressão, teste de glicemia e dicas e cuidados de beleza às mulheres, usuárias da unidade hospitalar. Também consta da programação, a doação de lenços, campanha de doação de lenços, denominada “Lenços Solidários”, cujo objetivo é arrecadar lenços para as mulheres que estão na luta contra o câncer. Há seis pontos de entrega: CEM Diamante, Genésio Rêgo, Hospital de Câncer, Secretaria de Saúde, Secretaria Adjunta da Atenção Primária e Vigilância em Saúde e na EMSERH-Sede.

Uma das convidadas foi a advogada Michelle Moreira que, em um discurso emocionante, contou a sua luta corajosa desde o primeiro diagnóstico.

“Descobri que estava com câncer em julho de 2017, o susto veio porque foi de repente, meus exames estavam todos bem, até que um dos exames apontou a doença, um tumor grande, de 15 centímetros. O primeiro ano foi um susto pra mim, mas encarei a doença de frente e venci a batalha”, destacou a advogada, que continua realizando exames e fazendo acompanhamento médico. Na ocasião, Michelle ainda deixou uma mensagem de encorajamento a todas as mulheres que forem diagnosticadas com a doença e que têm receio de realizar os exames preventivos.

A programação especial foi destinada a usuários da unidade. Moradora da Vila Luisão, Vitória Pires participou do lançamento da Campanha Outubro Rosa.

“Eu sempre tomei cuidado com a minha saúde. Faço os exames preventivos regularmente e, depois dos 40 anos de idade o cuidado é ainda maior”, disse a autônoma elogiando as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.

O CEM Diamante é uma das unidades geridas pela EMSERH. Na ocasião, a Diretora Administrativa da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Etheana Trajano, também ressaltou as atividades de conscientização.

“Este é o momento da mulher se olhar no espelho e entender a importância da prevenção, de se cuidar. É um mês inteiro de conscientização, mas o cuidado por parte de nós mulheres deve ser permanente”, destacou Etheana Trajano, que na oportunidade foi representando o Presidente da EMSERH, Rodrigo Lopes.

Também falou a Diretora Administrativa do CEM Diamante, Lícia Trinta, que destacou a alegria de poder sediar o evento.

“Nossa equipe está muito feliz em poder organizar essa grande festa voltada para um assunto de extrema importância que é o debate a respeito do câncer de mama. Aqui, organizamos uma vasta programação para este dia 8 de outubro, mas temos ações voltadas para a saúde da mulher durante todo o ano”, reforçou Lícia Trinta.

A mastologista que trabalha na unidade gerida pela EMSERH, Yara Sena, também proferiu uma palestra durante o lançamento da campanha. A médica falou sobre a doença, tratamento, formas de prevenção, entre elas o exame de mamografia.

“Aqui na unidade, neste lançamento da Campanha Outubro Rosa, estamos fazendo o agendamento para os exames de mamografia. Neste mês já vamos atender pacientes que já haviam agendado previamente. Lembrando que disponibilizamos à população o atendimento com mastologista e o exame de mamografia durante todo o ano. Então, as mulheres não devem esperar somente o mês de outubro para buscar este acompanhamento médico”, lembrou a mastologista Yara Sena.

No Maranhão, segundo dados da Secretaria de Saúde, em 2017, foram confirmados 561 casos de câncer de mama no estado. Em 2018, o número subiu para 656 casos confirmados da doença. Neste ano até agora já foram contabilizados 232 novos casos de câncer de mama no estado.

“Este é mais um momento importante de convocação das mulheres para que possam fazer a mamografia, os exames preventivos. São ações que já realizamos durante todo o ano e só intensificamos neste mês, por conta do Outubro Rosa. Temos mamógrafos em muitos municípios maranhenses à disposição da população maranhense. A campanha não vai se concentrar só em São Luís mas, também, em cidades no interior do estado. E teremos o Dia D, com uma grande mobilização que vai acontecer no dia 19 deste mês, com uma vasta programação no Parque do Rangedor”, destacou Carlos Lula, Secretário Estadual de Saúde.

Eduardo Ericeira