29 de março de 2021

Governo do Estado instala Drive Thru de vacinação para idosos em Ribamar e Paço do Lumiar

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Governo do Maranhão iniciou nesta segunda-feira (29), o Drive Thru de vacinação contra a Covid-19, no estacionamento do Pátio Norte Shopping. O objetivo é auxiliar os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar a agilizarem a imunização do público-alvo. O drive vai funcionar das 8h às 16h, até todos os idosos entre 70 e 74 anos de ambos os municípios serem imunizados.

O secretário de Estado da Saúde Carlos Lula destacou que o serviço é mais uma estratégia do poder público estadual para ampliar a cobertura vacinal no Maranhão.

“É a união de Estado e municípios com intuito de imunizar mais rápido. Queremos acelerar  esse processo e fornecer essa possibilidade de vacinar esse público especial num drive, no carro, com esse cuidados. A ideia é vacinar de 70 a 74 anos e permanecer com o drive por mais tempo. Não temos  recebido o número de doses que gostaríamos. A previsão em abril é de 10 milhões de doses a menos para o Brasil, mas a medida que formos recebendo vamos ampliando a nossa capacidade de vacinação. É rápido. Você vai passar mais tempo esperando para saber da reação da vacina do que na fila propriamente dita para vacinar. Tudo de forma rápida e segura”, afirmou o secretário Carlos Lula.

A vacinação obedece um cronograma. Nesta segunda-feira (29) serão imunizados os idosos de 74 anos. Os que nasceram entre janeiro e junho serão atendidos das 8h às 12h. Já os que nasceram de julho a dezembro devem se dirigir ao drive entre 12h e 16h. Na terça-feira (30) é a vez dos idosos de 73 anos serem imunizados. Das 8h às 12h, serão atendidos os nascidos entre janeiro e junho, e das 12h às 16h os nascidos de julho a dezembro. Na quarta-feira (31), serão vacinados idosos de 72 anos, sendo das 8h às 12h os que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março e das 12h às 16h os nascidos em abril, maio e junho. Na quinta-feira (1º), os idosos de 72 anos que nasceram em julho, agosto e setembro serão atendidos de 8h às 12h, e os que nasceram em outubro, novembro e dezembro, das 12h às 16h.

Dona Maria Leontina de 74 anos foi a primeira moradora do município de Paço do Lumiar a ser imunizada. “Eu achei muito bom. Deus vai usar isso de uma maneira maravilhosa, me sinto com certeza privilegiada”, disse a idosa.

Dona Leontina de Paço do Lumiar foi uma das primeiras a vacinar

Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, o cartão SUS, cartão de vacinação e um comprovante de residência. O serviço será executado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Governo (Segov).

“Dentro do plano de imunização, o Governo do Estado tem se programado para fazer chegar vacinas e insumos aos municípios. Esse equipamento entra pra somar com os municípios. É uma força tarefa para avançarmos nessa contribuição, fazer chegar a vacina na população o mais rápido possível, para que a gente saia logo dessa situação”, avaliou Marcos Grande, presidente da Emserh.

A moradora de São José de Ribamar, Rosa Maria Nunes, 74 anos de idade, também chegou bem cedinho para vacinar e foi uma das primeiras. Ela completou no último domingo (28) a idade almejada para a vacinação e muito emocionada agradeceu a oportunidade. “Tô muito emocionada. É um prazer muito grande. Eu tava muito ansiosa, estava esperando há muito tempo essa vacina. Passei um ano em casa trancada. Estou muito feliz”, disse dona Rosa.

Dona Rosa comemorou a nova idade e a vacina

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, comentou que a imunização no município tem ocorrido sem transtornos. “Estamos com uma equipe de saúde voltada para isso. Nosso município recebeu 10.953 doses e já aplicou 7.833 doses, o que corresponde a 73,8%. Já vacinamos todos os nossos profissionais de saúde, idosos de 90 anos pra baixo, indígenas e quilombolas”.

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, reforçou a importância de unir forças nesse momento. “É mais um reforço essa parceria com o governo, no sentido de centralizar esse ponto de vacinação. Paço do Lumiar já está vacinando a medida que as doses vão chegando. Espero que as pessoas aproveitam esse momento e vacinem, e se cuidem também com mascara e álcool gel para evitarmos mais casos da doença”, disse a prefeita.