23 de julho de 2021

Governo do Estado inaugura centro cirúrgico no Hospital Aquiles Lisboa

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O senhor Valdo de Jesus Rocha de 61 anos de idade foi o primeiro paciente a ser operado no centro cirúrgico do Hospital Aquiles Lisboa. Ele veio de um povoado no município de Igarapé do Meio, para se submeter a uma cirurgia de próstata. Depois do alívio pelo problema resolvido, agora fica a ansiedade pela volta pra casa. “Fiquei satisfeito, gostei muito do hospital. Graças a Deus deu tudo certo até agora. Antes eu não podia nem trabalhar. Tive que fazer essa cirurgia pra recuperar e continuar a luta. Agora é voltar pra casa”, disse o idoso.

Seu Valdo foi o primeiro paciente operado no Aquiles Lisboa

A cirurgia de seu Valdo ocorreu graças à inauguração pelo Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Saúde de duas salas de centro cirúrgico. A solenidade de entrega do centro cirúrgico da unidade de saúde ocorreu nesta sexta-feira, 23 de julho, e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento, Márcio Jerry; o secretário adjunto de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carlos Vinicius Ribeiro; o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande; a diretora geral do Hospital Aquiles Lisboa, Nathalia do Vale Carvalho de Araújo; o diretor de Planejamento e Governança da EMSERH, Raul Fagner; o diretor clínico da EMSERH Fernando Couto, e também médicos e colaboradores.

“Já é uma rotina no governo Flavio Dino entregar serviço público, e de saúde mais ainda. Essas duas salas de centro cirúrgico como estratégia da rede publica são importantíssimas, porque vão dar apoio ao Carlos Macieira, vai desafogar e melhorar o fluxo. Isso reforça nosso compromisso de fazer com que esse equipamento funcione de maneira regular, transparente e eficiente, que nossos profissionais de saúde tenham segurança para trabalhar para que a gente possa entregar diariamente serviço público de saúde de qualidade e possa salvar o maior numero de vidas possíveis”, pontuou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.

A solenidade teve início com um momento de oração e benção, realizada pelo padre Edson Pimentel, que é também morador da comunidade do Bonfim. Em seguida foi descerrada a placa e as autoridades presentes puderam conhecer as instalações do hospital e por consequência o centro cirúrgico.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, agradeceu a equipe que faz a saúde no Estado do Maranhão e comemorou o fato do Hospital Aquiles Lisboa ser hoje a maior unidade hospitalar da área Itaqui Bacanga.

“Gostaria de agradecer a todos que fazem a rede de Estado da Saúde no Maranhão pela dedicação. O Bonfim foi uma área que por muitos anos foi esquecida. E hoje temos a maior unidade hospitalar da área Itaqui Bacanga, e o segundo maior centro hospitalar da capital. É uma unidade pública de saúde de muita qualidade. Temos que celebrar essa mudança. Agora vamos celebrar sobretudo a vida. Viva o Maranhão. Viva o SUS. Viva o Brasil”, disse Carlos Lula.

O professor Reginaldo Magalhães, que é morador do Bonfim e faz parte do Projeto Amigos do Bonfim, que presta assistência à moradores e familiares de pacientes do hospital, agradeceu em nome da comunidade pela assistência de saúde agora mais especializada.

“Em nome da comunidade queremos agradecer ao secretário de saúde e ao governo por esse grande feito. Esse hospital é uma referência para a nossa comunidade e já esta sendo para o estado do Maranhão todo na área de hanseníase e em breve para São Luís toda”, disse o professor.

O Hospital Aquiles Lisboa compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).