11 de outubro de 2019

Governo do Estado faz doação de mil cadeiras de rodas no CER – Olho D’água

O Governo do Maranhão fez na manhã desta sexta-feira, 11, a doação de mil cadeiras de rodas, adquiridas com recursos próprios, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde, dialogou com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDP), órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo, fiscalizador e normativo das Políticas Públicas para pessoas com deficiência no Estado sobre critérios que poderiam ser considerados para a concessão de cadeiras de rodas adquiridas pela Secretaria de Saúde, a partir de solicitação da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, SEDIHPOP, e atendendo demanda do segmento apresentada pelo Fórum Maranhense de Entidades.

A solenidade contou com a presença de representantes do governo municipal, secretarias de estado, do diretor clínico da EMSERH, Dr. Samuel Gregório, das diretoras da unidade CER – Olho D’água, Renata Trajano e Eugênia Furtado, além de servidores públicos e profissionais de saúde da unidade.

A entrega será feita em etapas e nesta solenidade no CER- Centro Especializado de Reabilitação, unidade gerida pela EMSERH e que está localizada no Olho d’Água, foram contempladas 30 pessoas e suas famílias, entre elas, o índio Guajajara Bernardo Kauan da Silva Santos, de 8 anos, que acompanhado de sua mãe, Cleidiane Moreira da Silva, recebeu o termo de recebimento das mãos do Secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula. Bernardo tem macrocefalia.

A solenidade teve uma atração artística, na dupla Maria Clara de oito anos, que se apresentou ao lado de seu professor de dança, Viller Souza. Maria Clara tem paralisia cerebral e também recebeu uma cadeira nova.

Emocionado, o Secretário da Saúde, Carlos Lula, destacou o fato de algumas pessoas estarem esperando uma cadeira de rodas desde 2012.

“A gente não tem direito de reclamar de nada em nossas vidas, frente à grande dificuldade que estas pessoas enfrentam”, reforçou o secretário.

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing/EMSERH