26 de abril de 2021

Governo do Estado conclui 1ª etapa de imunização de forças especiais de segurança em São Luís

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado concluiu, nesta semana, a administração da primeira dose das vacinas contra a Covid-19 em servidores das forças armadas, de segurança e salvamento. Foram imunizados com a primeira dose da vacina 8.189 profissionais desta área. Em São Luís, a vacinação da categoria aconteceu no drive-thru disponibilizado pelo Governo do Estado no estacionamento do São Luís Shopping. 

Foram vacinados 1.080 profissionais da Polícia Civil, 3.332 da Polícia Militar, dois da Polícia Federal, 853 do Corpo de Bombeiros e 2.922 servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), além de profissionais da Marinha, Exército e Aeronáutica. 

“A vacinação foi iniciada dia 5 de abril com uma estrutura montada para atender de 700 a 1.000 pessoas por dia, iniciando com um público acima de 55 anos e finalizando com a faixa etária de 18 anos no último dia 19 de abril. No dia 26 de abril, estaremos iniciando a administração da segunda dose no mesmo espaço”, explicou a coordenadora do drive-thru do São Luís Shopping, Rafaella Pedroza. 

Com a primeira fase finalizada, o drive-thru instalado no estacionamento do São Luís Shopping dá suporte agora à vacinação dos profissionais da educação das redes estadual e federal. Mas os servidores das forças de segurança que receberam a 1ª dose devem voltar no prazo indicado para receber a segunda dose da vacina. 

Vacinação Pátio Norte

Desde quinta-feira (22), o drive-thru no estacionamento do Pátio Norte Shopping, montado para atender idosos de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, está exclusivo para a aplicação da segunda dose nos idosos que realizaram a imunização no local anteriormente. Receberam a primeira dose 7.411 pessoas, dos quais 3.082 de São José de Ribamar e 4.329 de Paço do Lumiar.  

“É importante o retorno para a aplicação da segunda dose, concluindo o esquema vacinal e assegurando ao paciente a devida proteção. As pessoas não podem esquecer também de continuar mantendo os cuidados de proteção, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, alertou Lícia Warwick Dourado Trinta, coordenadora do drive-thru de Vacinação Pátio Norte.

Daucyana Castro