2 de agosto de 2021

Governo disponibiliza cirurgia neurológica no Hospital Geral de Grajaú

Por Daucyana Castro

O Hospital Geral de Grajaú, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, realizou no fim de semana a primeira cirurgia neurológica da unidade. O procedimento foi realizado em uma paciente de 64 anos, residente do município maranhense de Grajaú.

Com traumatismo craniano proveniente de acidente de moto, a idosa foi submetida à uma drenagem de hematoma agudo. Os hematomas são formados quando um traumatismo craniano provoca acúmulos de sangue dentro do cérebro ou entre o cérebro e o crânio. A cirurgia foi considerada satisfatória e foi realizada pelo neurocirurgião Jan Araújo Cabral. A paciente Antônia Alves da Silva segue em observação na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e em condições clínicas estáveis.

A ação reflete o avanço já realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) no processo de modernização das unidades de saúde. “Nossa unidade de saúde iniciou o serviço de neurologia neste mês de agosto. E tão logo a paciente foi avaliada e houve a indicação de cirurgia, o procedimento foi realizado com sucesso”, afirmou a diretora administrativa da unidade, Aparecida Kelly Lima Coelho Chaves.

O Hospital Regional de Grajaú presta atendimento nas áreas de Cirurgia Geral, Ortopedia, ultrassonografias e Clínica Médica. A unidade possui 50 leitos de enfermaria e 11 de UTI e é referência para municípios da região do Centro Maranhense.

Daucyana Castro