26 de maio de 2023

Governo dialoga com estudantes e profissionais de saúde durante palestra sobre Vigilância e Controle da Raiva Animal

Fotos: Francildo Falcão

Por Vanessa Ribeiro

Dando continuidade as ações em comemoração aos 104 anos do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Lacen), localizado na Rua João Luís, bairro Diamante/Centro, São Luís (MA), representantes de unidades laboratoriais do interior do Estado que enviam amostras para o Lacen e estudantes da área da saúde participaram, nesta quarta-feira (24), da palestra Vigilância e Controle da Raiva Animal.

“A gente selecionou alguns agravos que sejam de interesse da saúde pública estadual e convidamos profissionais de saúde, estudantes para assistirem essas palestras e conhecerem mais profundamente os trabalhos desenvolvidos pelo Lacen. A gente entende que doenças que são transmitidas por vetores, ou são zoonóticas, precisa-se fazer uma intervenção para que o ser humano não seja infectado, principalmente no caso da raiva, que uma doença praticamente 100% letal”, pontou o diretor geral do IOC/Lacen, Lídio Gonçalves Neto.

O médico veterinário e Fiscal Estadual Agropecuário, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Eric Takashi, falou sobre a vigilância e diagnóstico da raiva no Maranhão. “A raiva é uma zoonose de interesse mundial porque não tem cura e o nosso Estado é endêmico para isso, daí a importância de divulgação a respeito da doença para que a população entenda como funciona a dinâmica dela”, frisou. 

O IOC-Lacen faz o diagnóstico da raiva animal e humana, com apoio dos laboratórios de referência nacional. No caso da raiva animal, o papel principal do laboratório é diagnosticar os animais que são suspeitos de estarem com raiva e entender o cenário epidemiológico e dessa forma, traçar metas para evitar uma possível contaminação em humanos.

“A raiva humana é potencialmente letal em praticamente 100% dos casos então por isso é necessário fazer esse controle epidemiológico para entender qual é a situação real do Estado para determinar ações e fazer a prevenção”, explicou Mirtes Castelo Branco Rocha, que atua no serviço de Biologia Médica do Instituto Osvaldo Cruz (IOC).

A estudante Thays Rodrigues cursa o 10° período de Farmácia e aproveitou a oportunidade para se qualificar ainda mais. “Para nós estudantes da área da saúde é muito importante conhecer a saúde pública do nosso estado, como é a sua gestão e principalmente o impacto que tem na comunidade, na vida das pessoas, além de saber o que o Estado e o Ministério da Saúde disponibilizam para que a gente dê uma qualidade de vida e de diagnóstico para a população”, ressaltou. 

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. A doença é transmitida pela mordedura, arranhadura e/ou lambedura de um animal infectado, que pode ser qualquer mamífero.

Daucyana Castro