4 de outubro de 2022

Governo dá andamento à terceira etapa das obras do Hospital da Ilha

Fotos: Adeta Holanda

O Governo do Estado está dando continuidade às obras do Hospital da Ilha. Nesta terceira etapa, estão sendo construídas a Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ), que servirá de referência para todo o Maranhão; e o subsolo, onde ficarão instalados o administrativo, refeitório com cozinha, auditório, biblioteca, lavanderia, manutenção e almoxarifado. A unidade já conta com 27 leitos pediátricos e 135 leitos adultos.

“A unidade já está servindo à população e ainda será ampliada. Com a UTQ no Hospital da Ilha, teremos esse serviço especializado aqui mesmo no estado do Maranhão. É a ampliação dos serviços da rede estadual de saúde beneficiando a população maranhense”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, que acompanhou o andamento das obras nesta terça-feira (4).

De acordo com o diretor clínico do Hospital da Ilha, Claudio Revil, a UTQ é sinônimo de investimento no SUS. “Até então, não temos referência para a demanda de pessoas queimadas no Maranhão, seja na rede pública ou privada. Além dos leitos e assistência médica, o serviço contará com uma câmara hiperbárica a fim de contribuir com o processo de recuperação”, contou.

A câmara hiperbárica é um equipamento que se assemelha a uma cama totalmente vedada com ar comprimido ou oxigênio puro. Sua principal função é aumentar a pressão atmosférica, elevando também a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue. O resultado é a aceleração da cicatrização, evitando infecções e atrofias musculares.

Para o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe, a terceira etapa confirma o compromisso de dar continuidade à expansão da rede pública. “O Hospital da Ilha hoje é a nossa retaguarda para as unidades de pronto atendimento. A unidade de queimados vem para somar essa assistência médica e hospitalar, um serviço inédito e que beneficiará a muitos”, comentou.

As obras da terceira etapa de construção do Hospital da Ilha estão sendo executadas em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira