1 de junho de 2023

Governo convoca população para doação de sangue e realiza coletas externas

Fotos Ricardo Zacheu

Williame Augusto Silva Castro, estudante de Ciências e Tecnologia, é doador voluntário. Ele participou da ação de coleta externa do Centro de Hematologia e Hemoterapia, nesta terça-feira (30), no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

“No ano passado participei da campanha na UFMA. Eu estudo no Centro Pedagógico Paulo Freire e fica mais fácil para doar. Para mim é muito gratificante a doação não por obrigação, e sim, por intenção de ajudar o próximo, é isso que sinto, é dessa forma que vejo”, afirma o estudante. 

Segundo a coordenadora da coleta externa do Hemomar, em média, o Hemonúcleo de São Luís, contabiliza cerca de 60 bolsas de sangue nas coletas externas. “Isso é uma média, mas muitas vezes passamos dessa marca, já alcançamos 100 bolsas, por exemplo. Claro que trabalhamos e nos preparamos sempre para quanto mais doações puderem acontecer é melhor para todos nós. Somos agradecidos a todas as pessoas que comparecem para doar sangue e ajudar a renovar os estoques de bolsas do Hemomar” explicou Valma Costa.

Na UFMA, estudantes e professores aderiram à campanha. A ação atendeu 154 pessoas, sendo coletadas 124 bolsas de sangue. “Faço doações regulares desde o ano passado, tomei essa decisão por acompanhar nas mídias sociais do Hemomar e televisivas, que existe uma certa escassez de doadores, e doando, sendo doador, sei que estou contribuindo de alguma forma, fazendo algo positivo”, disse o estudante de Engenharia Química da UFMA, Aldo da Silva Farias.

A professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária celebrou a oportunidade de doar sangue. “A última vez que teve essa coleta externa [na UFMA] estava muito cheio e não tive como esperar, e que bom que estava lotado, isso é sinal do engajamento das pessoas e mais bolsas de sangue coletadas. Eu já sou doadora, comecei a doar por conta da pandemia, a escassez de sangue, e neste meio tempo tive um colega que precisou de sangue por um problema de saúde, então eu entendo a importância deste ato e sempre procuro fazer a doação respeitando os intervalos de tempo que a gente tem para doar”, relatou a professora.

Doação de sangue

Para doar sangue, a pessoa precisa, entre outros pré-requisitos, estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Além dos pré-requisitos já conhecidos, antes da doação, o doador passa por uma triagem que avalia outros critérios.     

O Hemomar integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira