27 de janeiro de 2022

Governo contabiliza quase 6 milhões de atendimentos em seis anos do Hospital Regional de Caxias

Por Daucyana Castro

O susto deu lugar ao alívio. Marcos Vinícius da Silva Bonfim, 26 anos, teve uma fratura no polegar direito e, imediatamente, procurou assistência no Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias. “Eu fraturei meu dedo direito e vim ao hospital. Sou daqui de Caxias mesmo e fui muito bem recebido. Gostei demais do atendimento, desde a recepção ao tratamento. Recomendo o hospital”, disse o rapaz.

Marcos é mais um dos pacientes que receberam atendimento no Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, ao longo dos últimos seis anos. A unidade completou, nesta quinta-feira (27), seis anos de funcionamento desde que foi inaugurada pelo governador Flávio Dino, em 2016. O hospital comemora a marca de quase 6 milhões de atendimentos.

A unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforça a assistência em Alta Complexidade na região de Timbiras, é referência em neurocirurgia e oncologia e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

De acordo com dados da unidade, em seis anos foram 5.849.730 atendimentos, entre consultas, exames e procedimentos. Em 2021, o registro é de 844 mil atendimentos, entre internações, consultas, cirurgias e exames. O Hospital foi habilitado pelo Ministério da Saúde em 2021 para serviços de oncologia. No último ano, foram 9.492 atendimentos, sendo 655 cirurgias, 2.957 quimioterapias, 406 exames e 5.474 consultas.

“Hoje o hospital é de fundamental importância na região leste maranhense. Foi inaugurado na gestão Flávio Dino para ser referência e atingiu seu objetivo. Hoje, temos aqui serviço de oncologia. Antes, a grande maioria dos pacientes dessa região era direcionada para o Piauí, mas, hoje, mais de 80% são tratados na unidade de Caxias. Em março, completaremos também dois anos do serviço de neurocirurgia, recebendo pacientes de mais de 80 municípios. Quem comemora é a população”, apontou o diretor geral do hospital, Jefferson Coutinho.

Entre as especialidades oferecidas pela unidade estadual, estão Clínica Médica, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Urologia, Mastologista e Ginecologia, Cirurgia Plástica Reparadora, Endocrinologia, entre outros. O hospital conta ainda com serviço de Patologia e Biópsia de Congelação, laboratório de análise clínicas e tomografia.

A unidade recebe pacientes de vários municípios, como São João do Sóter, Aldeias Altas, Coelho Neto, Timon, Matões, Parnarama, Codó, entre outros.

Localizado no município maranhense de Caxias, o hospital foi inaugurado no ano de 2016 pelo Governo do Estado e possui 120 leitos.