5 de fevereiro de 2021

Governo contabiliza mais de 8,4 mil testes para Covid-19 no drive-thru no Parque do Rangedor

O drive-thru de testagem para a Covid-19, montado pelo Governo do Estado no estacionamento do Parque do Rangedor, em São Luís, realizou mais de 8,4 mil testes em 16 dias. O serviço, que integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em combate à pandemia, é coordenado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), e é uma das ferramentas para o monitoramento da Covid-19 na Grande Ilha.

A testagem via drive-thru segue disponível ao público-alvo por tempo indeterminado. O serviço foi implantado no dia 20 de janeiro e dos 8.453 testes realizados, 7.009 foram negativos, quase 83% dos testes realizados. O teste mostra as Imunoglobulinas IgG e IgM, anticorpos que agem em forma de resposta a antígenos presentes em nosso organismo. 

“O drive-thru tem alguns objetivos primordiais. O principal é identificar o paciente que está em fase de transmissão do vírus para encaminhar para tratamento e para isolar esse caso, quebrando a cadeia de contágio. Outra função é permitir que grupos mais vulneráveis possam fazer a testagem, evitando o contato com outros casos suspeitos”, explicou o presidente da EMSERH, Marcos Grande. 

A procura pelo serviço tem sido grande. A média é de 700 testes realizados por dia. No dia 29 de janeiro, data em que foi realizada a maior quantidade de testes, o número chegou a 1.038. 

Os idosos com mais de 60 anos foram os que mais foram atendidos no drive, ao todo foram 5.622. Na faixa etária de 50 a 59 anos de idade, o número de atendimentos foi de 2.512 – o serviço começou a ser ofertado para este público no dia 27 de janeiro, motivado pelo aumento de casos da doença no estado. Outros grupos também atendidos foram as gestantes e pessoas com deficiência. 

“O diagnóstico preciso e correto, assim como o quantitativo total de casos, são fundamentais para que o Governo do Estado proponha medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção. O atendimento realizado no momento da testagem proporciona as orientações devidas à população sobre a importância dos cuidados individuais e coletivos, como por exemplo o uso contínuo de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social”, disse Lícia Warwick Dourado Trinta, coordenadora do drive-thru. 

Aprovação

Entre a população, o sentimento é de amparo e satisfação. “É realmente muito boa essa oportunidade que estamos tendo de vir aqui fazer o teste e tirar todas as nossas dúvidas, sair daqui despreocupado após o resultado e bem orientado pelos profissionais. Estou feliz com o atendimento”, atestou Jonas Pereira da Silva, de 70 anos. 

Nadla Vale dos Santos, gestante, de 25 anos, também aprovou a iniciativa. “Essa testagem é importante para o controle e prevenção dos casos entre nós, gestantes, e também para ajudar aquelas pessoas que não têm condições de realizar o teste em uma farmácia, pois podem vir aqui aproveitar a oportunidade e acesso ao teste de forma gratuita e receber orientações sobre a doença”, disse.

Daucyana Castro