24 de março de 2022

Governo contabiliza mais de 53 mil atendimentos em dois anos de Centro de Testagem

Fotos: Laécio Fontenele

Um dos primeiros Centro de Testagem para Covid-19 do Governo do Estado já ultrapassou os 53 mil atendimentos. Funcionando atualmente no Hospital Genésio Rego, na Vila Palmeira, o equipamento foi inaugurado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em março de 2020, como parte das ações do poder público estadual para ampliar a testagem para diagnóstico da Covid-19.

O serviço teve início na Avenida Beira-Mar e também funcionou no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI). A testagem segue disponível no Hospital Genésio Rego, exclusiva para idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência e profissionais da educação, da saúde e da segurança na ativa.

Entre os testes disponibilizados pelo Centro estão os do tipo PCR, testes rápidos, testes rápidos do de antígeno e sorologia. Além da testagem, o equipamento também oferece, de acordo com a necessidade, atendimento médico e atendimento em enfermagem.

O Centro de Testagem é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). “A testagem tem sido uma estratégia muito importante do Governo do Maranhão para a detecção de casos, isolamento e encaminhamento para tratamento em nossas unidades de saúde. Foi através da testagem que conseguimos diagnosticar, mapear e conter a transmissão do coronavírus. O CT cumpriu e ainda cumpre o seu papel”, destaca o presidente da EMSERH, Marcos Grande.

A pensionista Maria de Lurdes Penha Ricci, de 61 anos, doente crônica, foi uma das pessoas beneficiadas pelo atendimento no Centro de Testagem. “Fui bem atendida e bem tratada. Gostei do atendimento aqui no Centro de Testagem. Tudo rápido. Você agenda e vem no horário certo e é atendido sem burocracia”, elogiou dona Maria.

O gerente de Planejamento da EMSERH, Aarão Neto, enfatiza que o centro continua funcionando e atendendo um público específico. “O Centro de Testagem é um equipamento público de saúde implantando desde o início da pandemia. Até então, esse serviço nunca parou, ajudando o estado do Maranhão a ter os melhores resultados no combate à pandemia. Mesmo nos momentos mais amenos da pandemia, o Centro de Testagem nunca deixou de funcionar”, ressaltou o gerente de Planejamento da EMSERH.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os testes precisam ser agendados pelo aplicativo do Procon-MA, acessando o site do Procon ([url=http://www.procon.ma.gov.br]http://www.procon.ma.gov.br[/url]) ou pelo Disque Saúde (3190-9091).

Daucyana Castro