2 de fevereiro de 2022

Governo contabiliza cerca de 8 mil testes no drive-thru do Parque do Rangedor e leva serviço para Imperatriz

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado segue fazendo a testagem da população para identificar pessoas com a Covid-19. O drive-thru para testagem no estacionamento do Parque do Rangedor, no Calhau, segue em funcionamento até sexta-feira (4) e, em Imperatriz, o serviço terá início nesta terça-feira (1°) e segue até a sexta-feira (4). A estratégia integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em combate à pandemia e é coordenada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Em uma semana de funcionamento, o drive do Parque do Rangedor realizou cerca de 8 mil testes rápidos por antígeno (swab nasal), dos quais 78,8% apresentaram resultado negativo para a Covid-19. Para o senhor Hemetério França, de 66 anos, o drive é uma iniciativa muito eficaz. “Assim, a gente tira a dúvida da gente. Estamos em uma pandemia de gripe e Covid e a gente não sabe realmente o que tem. Eu senti dor de cabeça e senti um pouco de coriza. Já que tem e está disponível, tem que aproveitar e não dar sopa pro azar. Eu, por exemplo, já estou com as três doses vacinas”, disse o idoso.

Senhor Hemetério elogiou a iniciativa

A autônoma Maria Creuza de Lima resolveu vir testar no drive depois que teve sintomas como dor de garganta, espirros, tosse e moleza no corpo. “Eu acho muito importante a gente vir aqui testar, porque o surto tá muito grande e tem muita dificuldade pra gente encontrar teste pra fazer e tem muita aglomeração em farmácia, aqui dentro do carro é muito mais seguro”, apontou Creuza.

Maria Creuza chegou ao drive com sintomas

O serviço foi prorrogado e vai funcionar ainda nesta semana no Parque do Rangedor, no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, das 8h30 às 16h. Para ter acesso ao teste rápido, as pessoas devem apresentar documento com foto e número do cartão do SUS. “O drive-thru é um importante equipamento à disposição da sociedade para testar, identificar a doença, se proteger e proteger outras pessoas. Fomos surpreendidos com o dobro do público já no primeiro dia e nos dias seguintes a procura continuou aumentando. Por isso, estamos prorrogando o serviço. A testagem continua no Rangedor nesta semana”, disse Marcos Grande.

Imperatriz

O drive-thru de testagem da Covid-19 terá início no município de Imperatriz nesta terça-feira (1º). A testagem acontecerá até a sexta-feira (4), no Centro de Convenções. Para realizar o teste, é preciso apresentar documento com foto e número do cartão do SUS.

Daucyana Castro