17 de março de 2022

Governo contabiliza cerca de 420 mil atendimentos em dez anos de funcionamento da UPA de São João dos Patos

O Governo do Estado contabilizou cerca de 420 mil atendimentos na UPA de São João dos Patos, que no último sábado (12) celebrou 10 anos de funcionamento. Administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Como resultado dos investimentos na gestão do governador Flávio Dino, em janeiro de 2022, a unidade registrou recorde mensal de atendimentos. Só no primeiro mês deste ano, mais de cinco mil pessoas foram atendidas.

Ao longo de dez anos, a UPA de São João dos Patos contabilizou mais de 420 mil atendimentos. A capacidade atual de atendimento da unidade é de 3 mil pacientes por mês, o que dá uma média de 100 pacientes por dia. Além de consultas, entre os serviços ofertados pela unidade à população estão exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X.

“Por ser uma UPA Regional, é de grande importância, não só para a cidade de São João dos Patos, mas para toda a região do Sertão Maranhense. São aproximadamente onze municípios maranhenses beneficiados com a instalação desta UPA. Com os serviços ofertados pela unidade, a população não precisa mais buscar atendimento em outras cidades. Oferecemos um atendimento de qualidade e sempre prezamos pelo acolhimento humanizado dos pacientes e acompanhantes”, ressaltou Pedro Neto, diretor administrativo da UPA de São João dos Patos.

Além de São João dos Patos, também é beneficiada com a unidade a população dos municípios de Buriti Bravo, Paraibano, Pastos Bons, Nova Iorque, Barão de Grajaú, Passagem Franca, Lagoa do Mato, Sucupira do Riachão, São Domingos do Maranhão e Sucupira do Norte.

Quem procura a unidade em busca de assistência comprova a qualidade do atendimento. Foi o caso da artesã Vanessa Silva, de 51 anos de idade, e da filha Angélica. “Fiquei 11 dias na UPA internada. Quero agradecer a toda a equipe, que foi atenciosa comigo. Só tenho a agradecer a Deus, pedir a Deus que abençoe cada um deles para continuar servindo as pessoas”, relatou Vanessa Silva, que recebeu atendimento na unidade.

“Agradeço a toda a equipe médica pelo profissionalismo e por serem tão humanos. Tiveram todo cuidado com o acompanhamento, desde quando minha mãe deu entrada na unidade até receber alta. Foi algo repentino, tivemos que trazer a minha mãe porque se tratava de uma emergência e ela teve que ser entubada. Durante todo o tempo que ficou internada, ela recebeu toda a assistência necessária. Agradeço todos os técnicos e profissionais da UPA pelo atendimento exemplar”, ressaltou a filha.

Eduardo Ericeira