21 de setembro de 2021

Governo contabiliza a realização de 100 partos na ala materna do Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá

Foto: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Governo do Maranhão registrou, no último domingo (19), 100 partos no Centro Obstétrico do Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá. A unidade foi entregue em 10 de agosto pelo poder público estadual e, com a capacidade de realizar até 18 partos por dia, tem beneficiado gestantes de baixo risco da região do Alto Turi.

A paciente Camila Santos Araújo deu à luz a sua primeira filha na unidade. A bebê Ísis Ariela veio ao mundo por meio de parto cesáreo e nasceu saudável, medindo 55 cm e pesando 4.010 kg. “Por ser mãe de primeira viagem eu estava muito nervosa, mas foi um momento sublime e feliz. Uma equipe maravilhosa e talentosa que contribuiu para esse momento acontecer. Obrigada a todos”, comemorou a mãe.

A proposta do serviço é contribuir para a continuidade da redução da mortalidade materna no estado. A diretora administrativa da unidade, Larissa de Holanda, comentou a importância desse serviço para as mulheres da região.

Camila foi a paciente do parto 100

“Com a abertura do centro obstétrico do Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, as mulheres do município e de toda região do Alto Turi podem agora ter seus bebês com maior qualidade de atendimento. Temos uma equipe treinada e humanizada para atender prontamente essas gestantes, com todo apoio que elas precisam no momento mais importante da vida delas”, pontuou Larissa de Holanda.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, destacou que a principal característica da gestão do governador Flávio Dino é a descentralização da oferta de serviços em saúde, estratégia que tem sido determinante para o bom atendimento à população. “Estamos muito satisfeitos com a entrega da Ala Materna do Hospital de Santa Luzia do Paruá e, novamente, temos crianças nascendo na cidade”, destacou Marcos Grande.

O Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá compõe a rede de Estado da Saúde e é gerenciado pela EMSERH. A unidade dispõe de 53 leitos clínicos e é referência para os municípios que compõem a Região do Alto Turi, oferecendo atendimento também às quase 300 mil pessoas das 13 cidades que fazem parte da Regional de Saúde de Zé Doca.