1 de março de 2021

Governo completa um ano de assistência através de Policlínicas com mais de 880 mil atendimentos

Fotos: Divulgação

As Policlínicas da Vila Luizão, Vinhais, Diamante e Cidade Operária estão completando um ano de funcionamento, contabilizando 883.120 atendimentos. Através da rede de Policlínicas, o Governo do Estado ampliou em 70% o acesso a especialidades médicas, possibilitando inclusive que fosse zerada a busca por especialidades como Ortopedia, Neurologia e Cardiologia.  

“A Rede de Policlínicas é uma estratégia da gestão estadual para oferecer atendimento de qualidade à população, através do acompanhamento em diversas especialidades. A nossa proposta é seguir expandindo com os serviços e os resultados apresentados ao longo do último ano, mesmo sendo um ano de pandemia, nos mostra que a estratégia é acertada e tem gerado impactos positivos na vida das pessoas”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

As Policlínicas oferecem atendimento em diversas especialidades, entre elas, Cardiologia, Endocrinologia, Ortopedia, Ginecologia, Gastroenterologia, entre outras, e conta ainda com o Serviço de Apoio ao Diagnóstico, com exames de imagens e laboratoriais. Mesmo com a redução nos atendimentos por conta da pandemia da Covid-19, a assistência das Policlínicas seguem fazendo diferença na vida das pessoas.  

As Policlínicas também cumprem um papel fundamental no acompanhamento de pessoas com doenças como Diabetes. Na unidade Diamante, em São Luís, um espaço destinado ao tratamento da doença foi criado com o intuito de oferecer maior cuidado e agilidade a pacientes como o motorista aposentado Francisco Lucas, de 59 anos. 

Ele conta que foi até a Policlínica Diamante para fazer um novo curativo no Espaço do Diabético. “Há mais ou menos 12 anos eu descobri que sou diabético. Antes de aqui se tornar policlínica, eu me consultava no antigo Cemesp, até que os serviços foram integrados aqui. Sempre me tratam bem, desde os atendentes até os médicos. Eu não tenho o que reclamar”, diz o paciente. 

Para Renata de Jesus, que estava acompanhando a mãe, a dona Rosa Maria de Jesus, de 79 anos, também paciente diabética, o atendimento superou as expectativas. “Ela acabou de sair da consulta com o nutricionista e estou admirada! Eu já me consultei com profissionais da rede particular, mas que não se comparam ao que a minha mãe recebeu aqui. Todos muito atenciosos e dedicados em oferecer um bom atendimento”, disse. 

“Tudo aqui está muito bom. Anos atrás eu me tratei aqui e hoje que estou de volta, pude ver a mudança e isso me fez sentir especial”, complementou dona Rosa. 

Na Policlínica Diamante, os atendimentos em um ano de funcionamento chegam a 86.048 consultas e 256.819 exames por imagem, cardiológicos e laboratoriais. Só em 2021, já foram 13.029 realizadas consultas, 53.915 exames e 2.406 curativos.  

Na Policlínica da Cidade Operária foram 152.649 atendimentos, sendo 24.923 em consultas especializadas e 127.726 exames de imagem, cardiológicos e laboratoriais. Já na Policlínica do Vinhais, de janeiro de 2020 a fevereiro de 2021 foram realizadas 23.843 consultas médicas e 109.312 exames do tipo laboratoriais, imagens e cardiológicos; e na Vila Luizão foram realizadas 21.702 consultas e 232.747 exames.  

Renata de Jesus e dona Rosa Maria de Jesus 

As Policlínicas em São Luís são administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). “Esses resultados apontam que estamos no caminho certo, com uma política forte e equipamentos públicos de saúde funcionando perfeitamente, consolidando uma política de ampliação do serviço público de saúde”, enfatiza Marcos Grande, presidente da EMSERH. 

Os agendamentos para o atendimento nas Policlínicas podem ser realizados através do Disque Saúde, no número (98) 3190-9091; presencialmente nos guichês do Procon/Viva; e no site ou no Aplicativo Procon MA. Em todas elas, é preciso ter o RG, o cartão do SUS e o encaminhamento para a consulta ou exame (exceto para Clínica Geral, Ginecologia e Pediatria). 

Rede de Policlínicas

Em todo o estado, dez policlínicas já foram entregues. Só na capital, são cinco: Diamante, Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária e Cohatrac. Também contam com policlínicas os municípios de Santa Inês, Presidente Dutra, Matões do Norte, Lago dos Rodrigues e Açailândia.

Daucyana Castro