14 de outubro de 2022

Governo comemora Dia das Crianças com programação no Centro TEA

Fotos: Adeta Holanda

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Governo do Estado realizou uma programação especial nesta sexta-feira (14) no Centro TEA, no bairro do Olho D’água, em São Luís. As ações começaram logo cedo e se estenderam durante todo o dia.

“Momentos como este são muito aguardados por todos os responsáveis, pelas crianças, porque tudo é preparado pensando nas famílias. Tanto que fizemos questão de que todos os profissionais que atuam no Centro TEA viessem fantasiados para garantir uma maior interação com todos”, explicou a diretora geral do CER Olho D’água e Casa TEA, Yalem Pires.

Os profissionais de saúde se transformaram em super-heróis o que garantiu uma maior interação entre a garotada e os pais. A técnica em enfermagem, Lidiane dos Santos Coelho Câmara, aproveitou a programação com o pequeno Théo de 5 anos.

“Muito importante uma ação como essa, meu filho tem muita dificuldade em interagir com outras crianças e um momento como esse é eficaz, o enriquecimento, o acompanhamento do dia a dia, a integração do profissional com os pacientes e o envolvimento das famílias. Meu filho hoje já escreve o nome dele e toda essa transformação na vida do Théo é motivo de muita felicidade pra mim e para toda minha família”, pontuou a mãe.

A diretora administrativa do CER Olho D’água e Centro TEA, Eugênia Araújo, relatou que são atividades sócio culturais como esta que favorecem a interação entre as crianças e com toda sociedade. “É um momento de utilizar o repertório aprendido nas terapias no contexto do convívio social”, frisou.

Toda a estrutura do Centro TEA foi aproveitada para as atividades. O espaço foi dividido em estações, foram seis ao todo. Desde oficina de pintura, passando pela gincana no campo de futebol, show de calouros, concurso de dança, massinha de modelar, escultura em argila, estúdio de foto, além das brincadeiras, teve pula-pula e escorregador inflável. E ainda distribuição de brinquedos que foram adquiridos a partir de uma campanha realizada pelos colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERM), que administra a unidade.

“Todos os anos os nossos colaboradores se unem nesta corrente do bem e aqui quero agradecer a toda a família EMSERH, que com este gesto proporciona alegria as crianças que recebem tratamento no CER Olho D’água e Centro TEA. O Centro TEA é uma unidade que temos muito carinho por entender que faz a diferença na vida das crianças e de toda a família”, ressaltou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Quem também aproveitou a programação foi a Aldenora Costa e o filho Elias de seis anos idade e que há um ano faz tratamento no Centro TEA.

“O Elias já evoluiu muito, ele começou o tratamento no ano passado e hoje já consigo ir em locais públicos com ele, coisa que não conseguia antes. Então só tenho a agradecer todo empenho e assistência dada ao meu filho aqui no Centro TEA”, enalteceu a dona de casa.

CENTRO TEA

Anexo do CER Olho D´Água, a unidade integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciada pela EMSERH. O serviço tem capacidade para assistência intensiva e oficinas terapêuticas de pacientes com até 12 anos de idade. Em dois turnos, profissionais atuam diariamente na assistência a pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O Centro TEA conta com recepção, triagem, sala de administração, sala multidisciplinar, sala grupo terapêutico, almoxarifado, copa, cinco consultórios multidisciplinares, sala de atividade em grupo, sala de avaliação e acompanhamento familiar.

No setor ABA, sete cabines de atendimento individual e sala de grupo terapêutico ABA. O setor de oficinas terapêuticas conta com jardinagem, arteterapia, musicoterapia e atividade física.