Governo comemora centenário do Lacen e entrega laboratório de diagnóstico da raiva

Centenário do Lacen-MA e lançamento de selo postal (Foto: Julyane Galvão)

O Governo do Estado comemorou, nesta segunda-feira (27), os 100 anos de fundação do Laboratório Central de Saúde Pública Maranhão (Lacen-MA) com a entrega do Laboratório de Diagnóstico Virológico da Raiva e lançamento de selo postal.

“Uma parte da nossa história acaba de completar 100 anos. O serviço de referência estadual desenvolvido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Maranhão garante uma vigilância em saúde mais assertiva e eficiente. A entrega do Laboratório de Diagnóstico Virológico da Raiva, aliada à oferta de serviços de referência, contribuirá para gerar melhorias significativas na saúde pública do nosso estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Com a inauguração do Laboratório de Virologia para Diagnóstico da Raiva, o Lacen passa a atuar como laboratório de referência no estado para o diagnóstico do agravo. O serviço contará com a parceria da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED).

Para o diretor do Lacen-MA, Luiz Fernando Ramos Ferreira, o compromisso do órgão é com a saúde pública, e na oferta de serviços que fortaleçam as vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental. “Queremos chegar a mais 100 anos. E que as pessoas vejam o nosso empenho, principalmente na abertura de novos serviços e diagnóstico, como é o caso do Laboratório de Diagnóstico Virológico da Raiva”, disse.

A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, destacou que a celebração do centenário é a reafirmação de um serviço prestado com excelência. “O serviço do Lacen reforça o que nós desempenhamos enquanto vigilância em saúde. A prova deste trabalho exitoso é a entrega do Laboratório de Virologia, que só vem somar forças por uma saúde pública estadual com cada vez mais qualidade”, pontuou.

Centenário do Lacen-MA e lançamento de selo postal (Foto: Julyane Galvão)

O secretário Carlos Lula e o superintendente estadual dos Correios em exercício, Silvio Eduardo Silva lançaram o selo “100 Anos Lacen”. O selo personalizado foi idealizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), juntamente com os Correios, em alusão aos 100 anos da unidade. O selo circulará no Brasil e no exterior, propagando o tema que originou a sua criação.

Como parte das comemorações, o servidor e ator Domingos Elias Souza apresentou uma performance sobre o médico sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz. Na ocasião, também destacou os primeiros passos da unidade como serviço experimental, filial do Instituto Oswaldo Cruz.

Participaram da solenidade o diretor-geral do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres (CEM Diamante), Jucilene Campos de Oliveira, representante da AGED, e a gerente de Comunicação e Marketing Valéria Pedrosa, representando a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).