14 de setembro de 2021

Governo comemora 10 anos de funcionamento da UPA Cidade Operária

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado celebrou, nesta segunda-feira (13), dez anos de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Operária. A unidade compõe a rede estadual de Saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). A UPA Cidade Operária tem recebido investimentos da atual gestão para aperfeiçoar o atendimento aos usuários dos serviços públicos de saúde. 

O secretário de Estado da Saúde Carlos Lula esteve presente na comemoração e, na oportunidade, agradeceu a todos os profissionais e à direção da unidade. “Tenho um carinho muito grande por essa unidade. Foi onde pela primeira vez entrei numa área vermelha, entendi o fluxo de atendimento. Essa unidade vem sendo aprimorada, melhorada, e temos certeza que essa unidade é melhor hoje do que no início. Essa é a tarefa de todo dia: melhorar, e ainda temos um longo caminho a trilhar”, disse o secretário. 

A comemoração contou também com a presença do presidente da EMSERH Marcos Grande. “Essa unidade de saúde chama atenção, não só pelo trabalho que é realizado todos os dias, mas também pelo nível de importância, pela forma como se posiciona dentro da rede pública de saúde, atendendo a quem mais precisa e cumprindo um papel fundamental no enfrentamento à pandemia”, disse Marcos Grande. 

A UPA disponibiliza atendimento de urgência e emergência nas especialidades de Pediatria, Clínica Médica e Odontologia, com 25 leitos distribuídos entre Observação Pediátrica, Observação Adulta (Sala Amarela) e Observação Adulta (Sala Vermelha).  

Equipe comemora 10 anos de funcionamento da UPA Cidade Operária

“Tenho 11 anos de formado e trabalho há oito anos nessa unidade. Criamos um vínculo com essa unidade e com a comunidade também. Muito feliz por ter visto essa unidade de saúde crescer e ver os profissionais crescerem também. É uma unidade que tem muita história”, destacou o diretor clínico da UPA Cidade Operária, Guilherme Carneiro Aguiar.

A UPA da Cidade Operária recebe pacientes de vários bairros adjacentes, como Vila Janaína/Riod, Cidade Olímpica I e II, Jardim Tropical, Santa Clara, Jota Lima, Residencial Alexandra Tavares, Nice Lobão, Maiobinha, Jardim São Cristóvão, Ipem São Cristóvão, entre outros. 

Investimentos

Nos últimos dois anos foram 176.135 atendimentos. Por dia, são atendidas em média cerca de 350 pessoas, chegando a 10 mil atendimentos mensais. Em agosto deste ano, o Governo do Maranhão entregou aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) uma reforma na UPA Cidade Operária, que incluiu ampliação e climatização da recepção, com capacidade de comportar até 40 pessoas. 

“Nestes 10 anos de funcionamento, sendo oito na gestão do governador Flávio Dino, a UPA Cidade Operária avançou em significativas melhorias assistenciais e estruturais, desde  reforma e ampliações de salas, bem como a aquisição de novos equipamentos”, apontou a diretora administrativa da UPA, Sílvia Helena Soeiro. 

O vigilante Marcelo Barbosa Coutinho, 48 anos, elogiou o cuidado que recebeu na unidade de saúde. “Eu não conhecia essa UPA. Nunca tinha vindo aqui. Fui bem atendido. Ninguém gosta de estar doente, mas perto dos hospitais que já andei aqui tá muito bom”, disse o vigia.

Daucyana Castro