9 de julho de 2019

Governo beneficia população de 14 municípios da região de Itapecuru-Mirim com Policlínica de Matões do Norte

Policlínica Matões (Foto: Jardel Scot)

O Governo do Maranhão beneficia população de 14 municípios da região de Itapecuru-Mirim com o início do atendimento da Policlínica de Matões do Norte. Com a restruturação dos serviços, nesta segunda-feira (8), a unidade iniciou a oferta de atendimento ambulatorial, sala de curativos para pacientes diabéticos, colposcopia e preventivo, serviço de diagnóstico por imagem como endoscopia, raio-X, ultrassonografia 3D, assim como eletrocardiograma.

A unidade fará atendimento ambulatorial em pediatria, ortopedia, nutrição, psicologia e serviço social, assim como urologia, gastroenterologia e ginecologia com direito a exames de preventivo e de diagnóstico. Para o diagnóstico e tratamento da hipertensão e diabetes, assistência em cardiologia, endocrinologia, clínica médica e nutrição. Para receber assistência especializada na Policlínica de Matões do Norte, o paciente deverá ser referenciado por unidade de saúde do município ou do estado.

A secretária adjunta de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carmen Belfort, destacou o diálogo com os entes municipais para reestruturação do perfil da unidade. “A Policlínica é mais do que um serviço de retaguarda para referência e contrarreferência de atendimento na regional de Itapecuru-Mirim. Tivemos o cuidado de discutir com os municípios as necessidades clínicas que cada um tem, na perspectiva da função da gestão estadual, que é de complementariedade do atendimento e do diagnóstico dos pacientes. Desta forma, definimos o perfil desta unidade”, afirmou Carmen Belfort.

Assistência

Policlínica Matões (Foto: Jardel Scot)

Manoel Barbosa de Sousa, 34 anos, natural de Matões, avaliou o atendimento da Policlínica de Matões do Norte. “Eu me acidentei depois de sofrer um acidente de moto quando retornava de Miranda. Fui encaminhado para cá, achei rápido e muito bom. Agora está melhor, pois não preciso ir para São Luís já que a policlínica está perto”, comentou.

O mototaxista Lourival Neves, natural de Cantanhede, que recebeu o diagnóstico de hérnia de disco em Itapecuru, foi assistido na unidade. “Eu vou poder receber o atendimento em ortopedia aqui mesmo, do contrário precisaria continuar indo para Itapecuru ou até mesmo recorrer à São Luís. Além do mais, eu também não tenho condições de pagar por um tratamento particular”, avaliou.

O diretor administrativo da Policlínica de Matões, Raimundo Martins Fonseca, os benefícios do novo modelo de atendimento da unidade. “O modelo é inovador e ousado. No nosso entendimento, conseguiremos fazer com que grande parte da população que não era atendida pelas unidades hospitalares agora seja beneficiada, como é o caso dos diabéticos e hipertensos, já que temos especialidades como a de cardiologia”, enfatizou.

Segundo o cirurgião geral e médico endoscopista, Francisco Moraes de Araújo, elogiou a iniciativa do Governo do Maranhão. “Foi uma medida muito boa do governo de implantar este novo sistema aqui em Matões, o que também significa uma nova fase na saúde pública do município e dos demais que serão beneficiados”, destacou.

Travessia

Com o Travessia, o Governo do Maranhão oferece condições de mobilidade com segurança e conforto de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, deficientes visuais, idosos, crianças com hidro e microcefalia. Esse público terá a oportunidade de se deslocar para tratamento de saúde na Policlínica de Matões do Norte com o serviço de transporte do Travessia, com dia e hora marcada.