9 de novembro de 2020

Governo beneficia mais de 350 pessoas com cirurgia de catarata e pterígio em Santa Luzia do Paruá e Carutapera

Dando continuidade às ações do Programa Mais Cirurgias, o Governo do Estado contemplou, na última semana, 350 pessoas com cirurgia de catarata e pterígio em Santa Luzia do Paruá e Carutapera. Os procedimentos foram realizados nos dois hospitais regionais das respectivas regiões, o Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, e o Hospital Regional de Carutapera, reformado e ampliado neste ano. As diversas cirurgias do programa acontecem em todos os hospitais que integram a rede estadual de saúde. 

Na quarta-feira (04) e quinta-feira (05), foram atendidas 313 pessoas no Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, dos quais 212 foram submetidas à cirurgia, sendo 133 de catarata e 79 de pterígio. A unidade de saúde, que foi entregue pelo poder público estadual em junho deste ano, é referência no tratamento de pacientes que necessitam de internação hospitalar, tem atualmente 30 leitos clínicos e 10 de UTI. 

Foram atendidos pacientes de 10 municípios maranhenses – Centro do Guilherme, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maranhãozinho, Zé Doca, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Santa Luzia do Paruá, São João do Carú e Governador Nunes Freire. 

“Nosso hospital está com quatro meses de funcionamento. Inicialmente, atendia os pacientes com a Covid-19. Agora mudamos de perfil e estamos recebendo todos os tipos de patologia. Estamos prontos para atender não só a população de Santa Luzia como das 17 cidades que compõem a regional. As cirurgias superaram as nossas expectativas”, explicou Marilandia Costa, diretora administrativa do hospital. 

Dona Lucimar Pereira, de 70 anos de idade, foi uma das beneficiadas. “Gostei demais do atendimento. Foi uma cirurgia super tranquila”, avaliou a idosa. 

Carutapera

No município de Carutapera, a população também foi beneficiada com a realização de cirurgias de catarata no Hospital Regional de Carutapera. Foram oferecidas consultas e cirurgias. Foram operados 62 pacientes. Uma nova etapa do programa está prevista para ser realizada no próximo dia 17 de novembro. 

A diretora administrativa da unidade, Selma Maria Nunes Lima, destacou que a ação foi um sucesso e beneficiou principalmente a população do município. “Tivemos pacientes de vários municípios vizinhos, mas essa iniciativa beneficiou principalmente os moradores de Carutapera, que puderam fazer a cirurgia na sua própria cidade. Porque às vezes, eles têm dificuldade como falta de recursos para se deslocar. Então facilitou demais a vida deles”, refletiu Selma Lima. 

O Hospital Regional de Carutapera possui 46 leitos, sendo cinco de Clínica Cirúrgica, nove de Clínica médica, sete de Obstetrícia, quatro de Pediatria e nove para tratamento de Covid-19. Na emergência, há um leito de estabilização e 11 de observação. A unidade recebeu obras de reforma e ampliação este ano, com reparos na estrutura, ampliação do espaço e do centro cirúrgico, usina de gases medicinais, equipamentos e materiais novos.

Eduardo Ericeira