26 de julho de 2017

Governo beneficia 171 famílias de Governador Newton Bello com entrega de título de terra

Líder dos agricultores, Averaldo Morais Sousa, assina a titulação coletiva de terra. Foto: Divulgação

“Após dez anos de muita luta, hoje nós somos os donos de nossa terra”. A declaração é de Averaldo Morais Sousa, presidente Associação de Agricultores 16 de Abril (Asabril), do município de Governador Newton Bello. O Governo do Estado, por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), está beneficiando 171 famílias de trabalhadores rurais desse município com a titulação coletiva de terra, com uma área de 290 hectares. A entrega aconteceu no auditório da secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), na a terça-feira (25).

O programa de titulação do Governo do Estado é realizado por meio do (Iterma), órgão vinculado à SAF, que já promoveu ações em todas as regiões do Maranhão.

Na solenidade, o presidente do Iterma, Raimundo Lídio, destacou o momento histórico no qual uma comunidade luta, há décadas, pelo direito a terra. “Presenciar este momento de extrema alegria estampada no rosto de cada representante da comunidade é muito gratificante. Agora, eles poderão trabalhar com mais tranquilidade na sua produção rural. A nossa meta é dar celeridade ao andamento de cada processo, que lamentavelmente vem se arrastando há anos, décadas, a fim de que o agricultor familiar possa ter segurança jurídica e dignidade para produzir o sustento de suas famílias”.

Para Averaldo Morais Sousa, poder voltar para Governador Newton Bello com o título de domínio de terra nas mãos é uma conquista. “São dez anos de luta, de suor derramado para a concretização deste sonho. Eu estou voltando para a comunidade com este prêmio que vai nos trazer mais calmaria e segurança porque hoje nós somos os donos de nossa terra”, enfatizou.

Agricultor Averaldo Morais Sousa recebe a titulação do secretário Adelmo Soares, ao lado do presidente do Iterma, Raimundo Lídio. Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares disse que o momento é de unir forças em prol do desenvolvimento do Maranhão. “O nosso compromisso é com a população maranhense; é levar qualidade de vida para nossos agricultores. A regularização fundiária é um dos passos principais para que a gente possa ter uma agricultura familiar forte. É da terra que o agricultor e a agricultora familiar do Maranhão tirar o alimento de cada dia e renda”, disse.

O município de Governador Newton Bello, também, é atendido pelo Plano Mais IDH, programa criado no Governo Flávio Dino, para levar desenvolvimento e justiça social aos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

Presentes na solenidade, o secretário de Estado de estado de Direitos Humanos e participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves; os secretários adjuntos da SAF, Francisco Sales e Luciene Figueiredo; os presidentes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Júlio Mendonça, e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Maranhão (Fetaema), Chico Miguel; entre outros gestores públicos.

Dos movimentos sociais, presentes representantes da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro