13 de abril de 2023

Governo atende quase 600 pacientes na segunda etapa do mutirão de triagem oftalmológica na Região Tocantina

Por Samir Aranha

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua levando atendimento oftalmológico para região Tocantina.  Nesta quarta-feira (12), foi realizada a segunda etapa do mutirão de triagem para realização de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio, na sede da UemaSul em Imperatriz. Quase 600 pacientes de 40 cidades da região receberam atendimento. 

Dona Terezinha de Jesus Porto Pereira, de 89 anos, foi a paciente mais idosa atendida nesta segunda etapa do mutirão. Paciente de Alzheimer em estágio moderado, ela veio acompanhada pela nora e precisou de atendimento especial por conta de sua condição. Apesar da gravidade do estágio de sua catarata, ela saiu com a cirurgia agendada. “Eu só quero voltar a enxergar direto. Só ver vultos é ruim demais”, comentou. 

O mais jovem atendido na ação foi o autônomo Felipe Aires da Silva, de 25 anos. Diagnosticado com catarata por impacto, com descolamento de retina, seu caso precisará de uma cirurgia especial que resolverá os dois problemas e já foi agendada. “A sensação é de alívio por finalmente ter uma solução. Há 3 anos sofri um acidente no descarregamento de toras de madeira e até hoje não conseguia atendimento. Agora tenho a esperança de poder voltar a enxergar”, comemorou.

Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), a ação vem garantir o compromisso firmado pelo governador Carlos Brandão para atendimento da demanda por cirurgias oftalmológicas na região.

“O governador Carlos Brandão anunciou a realização de mil cirurgias oftalmológicas para a região tocantina e vamos beneficiar quase 1.200 pessoas ao todo. Na primeira etapa foram 545 pacientes operados e hoje atendemos quase 600 pessoas nesta segunda etapa. Importante ressaltar que Imperatriz integra uma região muito importante que atende tanto às pessoas da própria cidade quanto dos municípios próximos, ” disse o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.  

Catarata

Maior causa de cegueira reversível no mundo, a catarata, é causada por fatores genéticos e ambientais, sendo condicionada na maioria dos casos ao envelhecimento. Já o pterígio se constitui pelo crescimento anormal de tecido na lateral do olho, com possível invasão do globo ocular. 

Segundo o cirurgião-oftalmologista Paulo Jácome, que realizou a triagem durante o mutirão, cerca de 80% dos casos indicados para cirurgia são por diagnóstico de catarata. “É gratificante participar de uma ação como esta, pois exercemos a efetivação do SUS enquanto política pública que muda a realidade das pessoas. São cirurgias na maior parte das vezes simples, mas que mudam completamente a vida do paciente”, comentou. 

O aposentado Oswaldo Paulo da Silva, de 82 anos, foi um dos primeiros atendidos no mutirão. Natural da cidade de Senador La Rocque, ele veio a Imperatriz acompanhado da esposa, a também aposentada Mariana Cecília da Silva, 60 anos, especialmente para o mutirão. Ambos foram diagnosticados com catarata. “Tenho esse problema há muitos anos, mas não tinha como ir atrás de cirurgia. Agora tenho certeza que vai dar certo”, comemorou.

No mesmo sentido, dona Mariana Cecília agradeceu a iniciativa. “Graças a Deus e ao Estado agora eu tenho dia certo para enxergar melhor. Chega dá um alívio no coração”, disse.

Mutirão

A primeira etapa do mutirão de triagem em Imperatriz foi realizada em 25 de março, quando 545 pacientes foram atendidos e já realizaram suas cirurgias.  Em 2022, foram realizadas 20.909 cirurgias oftalmológicas em todas as regiões do estado, beneficiando milhares de maranhenses.

Fotos: Adeta Holanda e Ricardo Zaqueu

Daucyana Castro