17 de maio de 2018

Governo atende população de Paço do Lumiar na Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer

(Foto: Julyane Galvão)

Para ampliar as ações em saúde e fazer a busca ativa de casos suspeitos de câncer de colo de útero e bucal, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer por toda esta semana atende  a população de Pau Deitado, no município de Paço do Lumiar, região metropolitana da capital. A ação acontece em frente à Unidade Escolar Luis Rocha até esta quinta-feira (17).

“Aproveitamos o serviço da Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer para intensificar o atendimento na região, orientando a população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Para isso, contamos com a participação do município e da adesão da população nas ações. Dessa forma, a gestão do governador Flávio Dino continuando fazendo com que a população tenha cada vez mais acesso aos serviços públicos de saúde”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Os atendimentos acontecem pela manhã (8h às 12h) e tarde (14h às 18h), mediante retirada de senhas, são 60 por dia para exames preventivos (Papanicolau) e 40 para rastreamento de câncer bucal. Os exames laboratoriais, por sua vez, são em livre demanda. É preciso apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identificação com foto.

A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), além da Prefeitura local, que disponibilizará também outros profissionais e atendimentos, como consultas e vacinação.

“O balanço é positivo. Tivemos um quantitativo grande de atendimento, em especial do rastreamento do câncer de boca que é pouco conhecido. Levamos saúde e bem-estar aos usuários próximo de suas residências”, salienta a supervisora geral da carreta, Nayanne Lara.

fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Daucyana Castro