15 de junho de 2016

Governo amplia em mais de 30% capacidade de atendimento no Hospital de Coroatá

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), entregou, na segunda-feira (13), os serviços de reforma e ampliação do Foto-2_Divulgação_SES_14062016-Governo-amplia-em-mais-de-30-capacidade-de-atendimento-no-Hospital-de-Coroatá-300x200Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, no município de Coroatá.

Com uma ala com mais 25 leitos, a unidade de Saúde – que realiza em média 300 cirurgias por mês – aumentará a sua capacidade em mais de 30%. O hospital conta agora com 105 leitos e receberá mais 25 leitos ainda neste ano.

“Nosso papel é, enquanto gestor, trabalhar para dar o melhor para a população maranhense. Por isso, estamos realizando, em Coroatá, uma série de investimentos nas áreas da saúde, educação, segurança e direitos humanos. Aqui estamos para fazer diferente e contribuir para que as pessoas tenham uma vida mais digna, e estamos realizando esse trabalho independente de apoio partidário ou posicionamento político”, disse o governador Flávio Dino.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reforçou o compromisso do poder público estadual em fazer o melhor pela população. “Estes 25 leitos que entregamos, hoje, e os serviços de conclusão dos outros 25 leitos que entregaremos à população são a nossa resposta em forma de trabalho. A nossa preocupação é com o povo, que acaba sofrendo por conta de disputas políticas. Nosso interesse é continuar seguindo em frente trabalhando e fazendo o melhor pelo Maranhão”, disse.

A população comemorou o investimento no hospital, considerado referência na região, e que oferece atendimentos em áreas como neurocirurgia, obstetrícia, urologia, ortopedia e dermatologia. “É uma vantagem para nós. A gente se sente cuidada e percebe que o governador se preocupa com o povo, que precisa de um lugar assim para cuidar da saúde”, destacou a dona de casa Luzia dos Santos, 44 anos.

Além de servir aos moradores de Coroatá, a unidade de saúde atende a 85 municípios e povoados vizinhos como Codó, Timbiras, Santa Rita, São Mateus do Maranhão e Pirapemas. “Esse é um hospital que tem uma estrutura muito boa e que está ficando cada vez melhor. Aqui, somos muito bem atendidos e tem tudo o que precisa”, disse a dona de casa Elieuda de Souza, 39 anos.

Dentre outros serviços oferecidos no macrorregional estão a Atenção à Doença Renal Crônica, Serviço de Atenção Cardiovascular, Diagnóstico por Imagem, Diagnóstico por Laboratório Clínico, Diagnóstico por Métodos Gráficos Dinâmicos, Endoscopia, Farmácia, Fisioterapia e Hemoterapia.

Para custeio dos procedimentos realizados até o mês de abril de 2016, R$ 602.354,91 já foram repassados para o hospital. O diagnóstico em laboratório clínico foi o que teve maior frequência, contabilizando 50.557 atendimentos nos quatro primeiros meses do ano. Além dele, os outros dois serviços mais solicitados foram às consultas e acompanhamentos clínicos, com 17.634 assistências, e diagnóstico por radiologia, com 4.499 exames realizados.

Segundo o diretor clínico da unidade, José Rodrigues, a ampliação é necessária para prestar atendimento mais rápido e eficiente, principalmente no setor de ortopedia, o qual possui maior demanda. “A assistência que o macrorregional de Coroatá presta para a população é incontestável. Porém, devido aos números altíssimos de pacientes politraumáticos, este reforço vai possibilitar a melhoria no serviço de ortopedia”, considerou o diretor.