1 de fevereiro de 2021

Governo alcança mais de cinco milhões de atendimentos no Hospital Regional de Caxias

Paciente veio de Codó em busca de atendimento

Por Daucyana Castro

O Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, completou, nesta semana, cinco anos de funcionamento com a marca de mais de 5 milhões de atendimentos. A unidade, que faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES),  reforça a assistência em Alta Complexidade na região dos Cocais e é referência em neurocirurgia e oncologia. O hospital é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

“Inauguramos esse hospital com serviços de UTI, Clínica Médica e Ortopedia. De acordo com a necessidade da região, a unidade foi crescendo, o Governo do Estado foi investindo e hoje temos até serviço de Oncologia. Antes, 100% dos pacientes iam do estado do Piauí. Hoje, toda essa parte de cirurgias, exames, consultas e quimioterapias é realizada aqui. Fora o nosso serviço de neurocirurgia que também é referência, e que mesmo na pandemia não deixou de funcionar. Por isso, essa unidade é de suma importância para região”, apontou o diretor geral do hospital, Jefferson Franklin Almada Coutinho. 

De acordo com dados da unidade, em cinco anos foram 5.006.785 atendimentos, entre consultas e procedimentos. Em enfermagem, no ano de 2016, os procedimentos eram em torno de 672.800 e no ano de 2020 chegaram a 2.807.410. Os exames de apoio diagnóstico também aumentaram consideravelmente. De 67.624 exames, em 2016, para 629.471 em 2020. Os registros de consultas ambulatoriais triplicaram em cinco anos, passando de 2.940 para 36.364 consultas. 

No ano que foi inaugurado, o hospital realizou 4.107 cirurgias eletivas, chegando a 17.488 no ano passado. E com a chegada do serviço de oncologia os atendimentos subiram de 7.738 para 42.571 registros no ano. Entre as especialidades oferecidas pela unidade estadual estão Clínica Médica, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Urologia, Mastologista e Ginecologia, Cirurgia Plástica Reparadora, Endocrinologia, entre outros. O hospital conta ainda com serviço de Patologia e Biópsia de Congelação, laboratório de análise clínicas e tomografia. 

Ao longo de cinco anos de atuação, o hospital recebeu pacientes de mais de 90 municípios, porém as cidades que mais demandaram atendimento foram as mais próximas de Caxias, como São João do Sóter, Aldeias Altas, Coelho Neto, Timon, Matões, Parnarama e Codó. 

Layne Brasil Barros Oliveira, de 25 anos, sabe bem a importância de um bom atendimento. A moça, que é do município de Codó, sofreu um acidente de moto há 3 meses e teve fraturas do lado esquerdo do corpo, englobando face, mãos, cotovelo, fêmur e tíbia. Ela buscou o hospital em Caxias para uma consulta e terminou o tratamento na unidade. 

“Meu caso nunca foi fácil, eram fraturas delicadas. Mas desde o primeiro momento que eu vim pra cá, eu tive qualidade no meu tratamento, tive acesso ao melhor e pude até fazer fisioterapia. Eu só tenho a agradecer a todos os profissionais pela dedicação e alegria nos meus momentos de dor, pelo tratamento devido”, comemorou Layne. 

Localizado no município maranhense de Caxias, o hospital foi inaugurado no ano de 2016 pelo Governo do Estado e possui 120 leitos.

Daucyana Castro