18 de maio de 2022

Governo abre ambulatório cirúrgico no Hospital de Cuidados Intensivos

O Governo do Estado deu início aos serviços do ambulatório cirúrgico no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), na capital. A iniciativa visa atender a demanda por cirurgias gerais, como os procedimentos de hérnia, vesícula e remoção de cistos.

O HCI faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). A unidade foi referência para atendimento a casos de Covid-19 e passou a receber pacientes do Programa Mais Cirurgias.

Com o ambulatório, os pacientes que já possuem encaminhamento da rede pública de saúde para uma cirurgia geral podem agendar o atendimento pelo telefone (98) 98409-3777, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. O paciente passará por uma consulta com um médico do hospital e, depois dos exames pré-operatórios, poderá marcar a data da cirurgia na unidade.

O comerciante José Ribamar Sousa, de 51 anos, tem hérnia inguinal e aguarda para fazer a cirurgia. Com o início do ambulatório cirúrgico, ele já consultou e realizou os exames solicitados. Agora, é só esperar a tão aguardada cirurgia. “Eu achei muito bom e gostei demais do atendimento. Foi rápido para marcar minha consulta. Foi o primeiro passo para eu realizar a minha cirurgia. Tenho certeza que vai dar tudo certo”, contou José Ribamar.

No dia da consulta, o paciente deve levar documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS, encaminhamento para a cirurgia, além dos exames laboratoriais e de imagem. “A expectativa é zerar a demanda por cirurgias eletivas e prestar um serviço de qualidade para a população. O atendimento a todos que precisam realizar um procedimento que não é de urgência é umas das metas anunciadas pelo governador Carlos Brandão”, destacou Luís Henrique Malfitano, diretor administrativo do HCI.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Com redução da idade, cresce procura pela quarta dose da vacina contra a Covid-19

Fotos: Adeta Holanda No Maranhão, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está sendo oferecida para quem tem [...]

Governo realiza ações do Programa Mais Cirurgias no município de São Domingos do Maranhão

Por Daucyana Castro O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (22), mais uma edição do Programa Mais Cirurgias, desta vez [...]

Centro de Testagem para Covid-19 amplia atendimento para pessoas com sintomas há mais de três dias

Por Daucyana Castro O Centro de Testagem para Covid-19, do Governo do Estado, segue funcionando no Hospital Genésio Rego, na [...]