18 de maio de 2022

Governo abre ambulatório cirúrgico no Hospital de Cuidados Intensivos

O Governo do Estado deu início aos serviços do ambulatório cirúrgico no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), na capital. A iniciativa visa atender a demanda por cirurgias gerais, como os procedimentos de hérnia, vesícula e remoção de cistos.

O HCI faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). A unidade foi referência para atendimento a casos de Covid-19 e passou a receber pacientes do Programa Mais Cirurgias.

Com o ambulatório, os pacientes que já possuem encaminhamento da rede pública de saúde para uma cirurgia geral podem agendar o atendimento pelo telefone (98) 98409-3777, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. O paciente passará por uma consulta com um médico do hospital e, depois dos exames pré-operatórios, poderá marcar a data da cirurgia na unidade.

O comerciante José Ribamar Sousa, de 51 anos, tem hérnia inguinal e aguarda para fazer a cirurgia. Com o início do ambulatório cirúrgico, ele já consultou e realizou os exames solicitados. Agora, é só esperar a tão aguardada cirurgia. “Eu achei muito bom e gostei demais do atendimento. Foi rápido para marcar minha consulta. Foi o primeiro passo para eu realizar a minha cirurgia. Tenho certeza que vai dar tudo certo”, contou José Ribamar.

No dia da consulta, o paciente deve levar documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS, encaminhamento para a cirurgia, além dos exames laboratoriais e de imagem. “A expectativa é zerar a demanda por cirurgias eletivas e prestar um serviço de qualidade para a população. O atendimento a todos que precisam realizar um procedimento que não é de urgência é umas das metas anunciadas pelo governador Carlos Brandão”, destacou Luís Henrique Malfitano, diretor administrativo do HCI.

Daucyana Castro