Governador participa do lançamento do Mais Saúde na Vila Embratel

Mais Saúde fortalece o atendimento em atenção primária na capital. (Foto: Nael Reis)

Mais Saúde fortalece o atendimento em atenção primária na capital. (Foto: Nael Reis)

Dois dias destinados aos cuidados com a saúde da comunidade da Vila Embratel e quase 7 mil atendimentos, revelam o sucesso da primeira edição do Mutirão Mais Saúde, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Prefeitura de São Luís, para fortalecer o atendimento na atenção primária. O governador Flávio Dino esteve no domingo (20) no Centro de Ensino Dayse Galvão, onde foi realizado o mutirão, e destacou o esforço da gestão para garantir mais qualidade de vida à população, com a atenção básica à saúde.

“Aqui nós realizamos a dimensão da política pública da saúde que é a prevenção, o cuidado antes das pessoas terem problemas graves de saúde. Sete mil atendimentos só aqui, uma estrutura de qualidade, centenas de profissionais empenhados, um grande envolvimento da comunidade. E como os números revelam, é necessário prosseguir”, destacou o governador Flávio Dino, que lembrou que o trabalho prevenção desenvolvido em vários municípios maranhenses através do trabalho fundamental da Força Estadual de Saúde.

Além das consultas, nas mais diversas especialidades (como clínica geral, ginecologia, dermatologia, oftalmologia, odontologia é outro), o ‘Mais Saúde’ também oferece avaliação oftalmológica para diagnósticos de glaucoma e catarata, atualização da carteira vacinal, avaliação da saúde bucal, assistência farmacêutica, testes rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis.  A Vila Embratel foi o primeira bairro a receber o serviço itinerante, que irá percorrer quinzenalmente outros bairros da região metropolitana da capital.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, explica que todo o suporte está sendo dado a fim de garantir o cuidado com as pessoas atendidas, sendo, inclusive, os pacientes com diagnóstico que necessite de acompanhamento, encaminhados para atendimento nas unidades de referência da rede estadual de saúde. “O Mais Saúde começou de forma exitosa na Vila Embratel. O grande número de atendimentos mostra a necessidade que a comunidade tem em receber serviços de saúde. Vamos seguir levando atendimento aos diversos bairros de São Luís, de 15 em 15 dias, com serviços que vão desde clínico geral até a pediatria, odontologia, oftalmologia e muitos outros. O mais importante é que serão referenciados, se alguém precisar de cirurgia, por exemplo, já sai com cirurgia agendada e data marcada para ser atendido na rede estadual de saúde”, pontuou o secretário.

Quem atestou o resultado foi dona Dona Maria da Conceição Nascimento, 49 anos. Moradora do bairro, ela aproveitou o domingo para cuidar da saúde, fez consultas e exames ginecológicos, passou no oftalmologista e dentista. “Estou fazendo o check up e o melhor que é pertinho de casa, sem enfrentar filas e com bons profissionais. Nota 10”, contou a professora.

O próximo mutirão do Mais Saúde está programado para os dias 2 e 3 de setembro, no Anjo da Guarda.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)