23 de agosto de 2017

Governador participa de painel político com oficiais-alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Governador Flávio Dino participou de painel político com a ECEME. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Oficiais-alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) estiveram reunidos com o governador Flávio Dino na tarde desta terça-feira (22), no Palácio dos Leões, para um painel político. O debate teve como objetivo proporcionar aos discentes o ponto de vista do Governo do Estado com ênfase na expressão política: visão estratégica, potencialidades e desafios, entre outros aspectos que permitam formar um panorama do Maranhão, com possíveis impactos para a segurança e defesa.

Durante o painel, o governador Flávio Dino apresentou um panorama das ações de Governo nas principais áreas desde 2015, enfatizando os investimentos em educação, saúde, infraestrutura, e ressaltando o equilíbrio fiscal do Maranhão mesmo em meio à aguda crise nacional que o Brasil atravessa.

O governador realçou a importância dos investimentos em instituições como as Forças Armadas e outras de natureza estratégica para o Estado e destacou que “é preciso que haja o zelo com os valores permanentes que estão plasmados na Constituição da República”.

O coronel Lauro Ferreira, instrutor da ECEM, explicou que o curso tem duração de dois anos e visa formar o oficial assessor e habilitado ao comando de unidades militares. “Nós estamos com uma comitiva de 26 oficiais alunos e 3 instrutores realizando uma viagem de estudos estratégicos aqui a Região da Amazônia Oriental. Na verdade são os alunos formados em várias equipes, e cada equipe está em uma região do nosso país. Tem na Amazônia Ocidental, na Região Centro-Oeste, e a nossa equipes está visitando a Amazônia Oriental com a finalidade de conhecer aspectos políticos, sociais e econômicos, tendo em vista conhecer o seu aspecto estratégico”, esclareceu.

De acordo com o coronel Lauro, a turma já passou pelos estados do Amapá, Pará e agora está no Maranhão. “Esse evento em particular com o governador trata-se de um painel político em que a finalidade é conhecer os aspectos políticos de interesse da força no que se refere ao estado do Maranhão, particularmente as suas potencialidades e vulnerabilidades”, enfatizou.

Para o secretário-chefe do Gabinete Militar do Maranhão, coronel Silvio Leite, a reunião foi de fundamental importância, pois o estado foi um dos escolhidos para que o alto comando do Exército fizesse uma viagem de estudo.

“O governador mostrou uma visão macro, os desafios, possibilidades, falou das estratégias, principalmente a nível de defesa, que interessa muito ao Exército, até para que possam subsidiar os futuros trabalhos que eles tem que apresentar ao final desta viagem de estudo. Foi muito interessante porque o governador pôde mostrar os avanços que o Governo do Estado tem desde 2015, tanto na área de educação, saúde, segurança pública, entre outras”, sublinhou o secretário.