22 de julho de 2016

Governador parabeniza equipe do projeto ‘Cinema na Enfermaria’ do Hospital de Câncer

KGE_Reunião Cinema na Enfermaria (3)Oportunizar momentos que fogem da rotina habitual dos pacientes para contribuir no tratamento de maneira positiva e mais humanizada. Essa é a intenção do projeto ‘Cinema nas Enfermarias’, que começou no início de julho no Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho (HCTLF) e já é referência na terapia oncológica. Na manhã desta sexta-feia (22), a terapeutas ocupacionais da unidade foram recebidos pelo governador Flávio Dino, que fez questão de agradecer, em nome de todos os maranhenses, o trabalho desenvolvido no acolhimento clínico e humanizado.

Iniciado no dia 8 de julho com enfoque terapêutico de minimizar o estresse da internação, melhorar a rotina dos pacientes e contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital, o projeto ‘Cinema nas Enfermarias’ já exibiu 40 filmes. A iniciativa faz parte da política do Governo de humanizar o tratamento em todas as unidades de saúde do estado, a exemplo do que já acontece também na maternidade Benedito Leite, que implementou o parto humanizado.

O governador Flávio Dino enalteceu o envolvimento afetivo dos profissionais do Hospital do Câncer, que, além do cumprimento do dever de cuidar dos pacientes, o fazem de forma humana e sentimental. “Só cumprir o dever já é digno, mas compreender que essa é uma tarefa essencial para o cuidado dos pacientes dá sentido a nossa vida”, destacou.

Ele enfatizou também o impacto clínico e humanitário que o projeto ‘Cinema na Enfermaria’ tem para os pacientes e acompanhantes, e informou que o Governo está investindo na reestruturação do HCTLF, bem como na ampliação da oferta de radioterapia em todo o estado. “Fiz questão que vocês viessem aqui e, em nome de todos os maranhenses, gostaria de transmitir meu abraço e meu agradecimento. Além de animá-los a prosseguir e levar a outras unidades. É muito interessante porque foge da rotina, do estrito cumprimento do dever”, realçou o governador.

Foto 2_Francisco Campos_SES _13072013 - Projeto ‘Cinema nas enfermarias’ melhora rotina de pacientes internados no Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho

Segundo a coordenadora de Terapia Ocupacional do HCTLF, Leilian Carneiro, o resultado da iniciativa tem sido bastante positivo e os pacientes estão mais felizes, satisfeitos, com melhor astral e mais motivados a seguir o tratamento oncológico. “Tem paciente que havia desistido do tratamento e resolveu dar continuidade. O filme deu força e motivação para ele continuar”, relatou.

A coordenadora explicou que a escolha dos filmes passa por uma análise da equipe de terapeutas ocupacionais, que observa os objetivos e propostas. “Os filmes que estão passando são extremamente motivacionais, de bom astral e que melhore a autoestima desses pacientes”, reiterou.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, disse que o Governo busca a humanização e melhoria no tratamento de todos os pacientes e pessoas que frequentam os hospitais do Estado. “O ‘Cinema na Enfermaria’ trata não só o paciente, mas como também o acompanhante, fazendo com que as pessoas tenham fé no tratamento e que renove a esperança de que podem melhorar e que vão enfrentar com mais altivez essa doença que aflige toda a sociedade, que é o câncer”, explicou.

Carlos Lula esclareceu ainda que o Hospital do Câncer tem hoje parte de especialidades que não são exclusivamente para o tratamento oncológico, mas que em breve ele será destinado apenas para essa finalidade.  Além disso, o secretário realçou que a unidade passa por uma grande reforma. “Hoje o HCTLF passa pela requalificação de todas as unidades, enfermarias, banheiros e também de toda instalação elétrica e do seu telhado, que não sofria reparo há muitos anos”, finalizou.

Participaram da reunião a equipe do Hospital de Câncer Tarquínio Lopes Filho: Geisa Maria Couto e Lima (Núcleo de Educação Permanente), Dr. José Maria Assunção Moraes Júnior, Dr. Raimundo Lima Lindoso, Gizelda Mota Andrade (terapeuta ocupacional), Ana Flávia Oliveira Lustosa (setor de qualidade) e Juliana Maria Guerra de Assis (gerente de enfermagem).

emserh