21 de junho de 2017

Governador Flávio Dino recebe Terezinha Rêgo e reitera apoio ao programa Farmácia Viva

Teresinha

Governador Flávio Dino recebeu Terezinha Rego ao lado de secretários no Palácio dos Leões. Foto: Francisco Campos

A experiência da professora Terezinha Rego, somada a uma política pública inovadora de saúde tem fortalecido o programa Farmácia Viva, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Maranhão. Nesta quarta-feira (21), a doutora Terezinha Rego e a coordenadora do Farmácia Viva, Kallyne Bezerra, foram recebidas no Palácio dos Leões pelo governador Flávio Dino, pela subsecretária de Estado da Saúde, Karla Trindade, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares. Na ocasião, eles trataram sobre o fortalecimento do projeto e o apoio que o Governo do Estado tem dado para a expansão da fitoterapia no Maranhão. O governador Flávio Dino falou da importância do programa nos municípios de menor IDH.

“O nosso objetivo em destinar políticas públicas nesses municípios é justamente mostrar que é possível mudar realidades com políticas públicas inovadoras nas mais diversas áreas e, na saúde, a gente está tendo o resultado positivo da ação da Fesma e da Farmácia Viva permitindo e garantindo mais acesso a saúde”, comentou o governador.

A subsecretária de saúde, Karla Trindade, falou da importância da SES estar buscando a parceria para fortalecer a fitoterapia na saúde do estado. “Nós temos trabalhado buscando implantar os hortomedicinais nos municípios e com os resultados positivos queremos ampliar a implantação da Farmácia Viva em ainda mais municípios do Maranhão”, disse a subsecretária.

A Dra. Terezinha Rego falou sobre a importância e os benefícios da população ter acesso a medicamentos naturais. “Com esse projeto, a população tem acesso a medicamentos que são menos agressivos, que tem menos efeitos colaterais e que são de acesso para qualquer pessoa”, comentou.

Ela ainda agradeceu o apoio do governador Flávio Dino na expansão e fortalecimento do Farmácia Viva no Maranhão. “Nós estamos muito agradecidos por esse apoio que estamos recebendo do Governo do Maranhão para o crescimento da fitoterapia no estado. Eu tive a oportunidade de apresentar esse projeto para diversos governadores e nenhum se comprometeu a apoiá-lo como política pública para nosso povo. E o governador Flávio Dino foi o único que teve a sensibilidade de ver na fitoterapia uma política de saúde para o Maranhão”, afirmou.

Farmácia Viva

De acordo com a coordenadora do Farmácia Viva, Kallyne Bezerra, o projeto, que iniciou somente nos municípios de menor IDH, tem se multiplicado e ganhado a adesão de cada vez mais cidades do Maranhão. “Nós iniciamos o projeto com os oito municípios identificados como polos do programa Mais IDH e, desses oito, nós já expandimos para os 30 que compõem o programa. A nossa meta é, até o mês de outubro, fechar a implantação do projeto nesses 30. Mas nós temos recebido respostas positivas de muito mais cidades do Maranhão”, comentou.

O Farmácia Viva apresenta várias alternativas terapêuticas que podem ser utilizadas para o tratamento de diversas patologias. O projeto, que fortalece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS), tem objetivo de orientar a população, de forma técnica, a fazer o uso correto das plantas medicinais.

Kallyne explica como funciona o acesso da população aos fitoterápicos nos municípios onde os hortomedicinais já foram implantados. “Estamos no momento de plantio e cultivo das plantas medicinais para transformar em receitas caseiras. Com isso, a gente conscientiza a população e tem o cuidado de desenvolver o horto ligado a uma unidade básica de saúde, que permite que o médico, o nutricionista, o farmacêutico prescrevam o fitoterápico para o paciente e ele já saia da Unidade Básica com aquela medicação natural”, explicou.