25 de agosto de 2017

Governador Flávio Dino entrega neste sábado (26) recursos a outras 1.500 famílias beneficiadas pelo Cheque Minha Casa

Com o ‘Cheque Minha Casa’, ‘seu’ José Ribamar vai poder melhorar residência de sua mãe (Handson Chagas)

Mais 1.500 pessoas terão a oportunidade de realizar melhorias estruturais e adaptações em suas residências com os recursos do programa Cheque Minha Casa. O programa do Governo do Estado prioriza idosos e pessoas com deficiência, e nesta última etapa inclui, ainda, famílias de baixa renda. Os cheques serão entregues em solenidade realizada pelo governador Flávio Dino, neste sábado, 26, a partir das 15h, no Espaço Renascença. Um total de quatro mil residências serão contempladas com as obras de adequação.

Entre os principais benefícios do programa está a garantia da dignidade das famílias atendidas, destacou a titular da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Flávia Alexandrina Moura, responsável pela coordenação do Cheque Minha Casa. “O programa alcançou sua meta em promover a melhor qualidade de vida ao público contemplado. Com essa importante iniciativa, o governador consolida a política de acessibilidade da gestão. Estamos bastante satisfeitos com os resultados exitosos e a alegria das pessoas”, pontuou a secretária.

No evento serão contemplados moradores do Monte Castelo, Fé em Deus, área Itaqui Bacanga, Centro, Bairro de Fátima, Alemanha, Turu, Cohab, Coroadinho e outros bairros da Região Metropolitana de São Luís. Os cheques têm valor de R$ 2,5 mil, referentes à primeira parcela, e, após a comprovação dos gastos, é entregue o referente à segunda e última parcela do recurso, totalizando R$ 5 mil. Desde o início do programa já foram distribuídos 2.500 cheques do programa estadual.

Com o ‘Cheque Minha Casa’, ‘seu’ José Ribamar vai poder melhorar residência de sua mãe (Handson Chagas)

O técnico de manutenção e computadores, Erisvaldo Souza, que mora com a mulher e dois filhos no Turu, está na lista de contemplados no programa. O local também serve como espaço de trabalho, de onde ele tira o sustento da família no conserto de eletrônicos. “A gente vive disso aqui. Antes eu tinha uma lan house que não foi possível manter. Com isso, fiquei no conserto de eletrônicos e de computadores, aqui mesmo na minha casa. Graças a Deus fomos contemplados com o programa, que pode nos ajudar a dar um gás na nossa vida pessoal e profissional”, relata.

Outro contemplado, José de Ribamar Fonseca Costa, 64 anos, morador da Avenida Guaxenduba, Centro, viu no Cheque Minha Casa uma saída para reformar o lar. Com ele moram mulher, dois filhos e a mãe de 80 anos. Na residência ele fez um pequeno comércio onde vende bombons, biscoitos e lanches. “Com o apoio do programa estou conseguindo levantar novas paredes para fazer uma sala e um quarto mais adequado para minha mãe. Sem esses recursos eu não teria condições de realizar essa mudança”, disse.

Os beneficiários do programa podem construir ou adequar suas residências, sendo, em maior parte, solicitações referentes a melhorias ou construções de banheiros, principalmente em lares com idosos. Após a execução dos serviços, os beneficiados devem comprovar a aplicação dos valores em acordo com o projeto apresentado. Os cheques têm validade de 90 dias após a emissão.

Serviços

Os recursos do programa Cheque Minha Casa podem ser usados para compra de materiais de construção – telhas, caibros, tijolos, piso, cimento, tinta, além de materiais para instalação hidráulica (canos, aparelho sanitário, pia, torneiras, caixa d’água) e elétrica (fios, tomadas e lâmpadas).

Com o ‘Cheque Minha Casa’, ‘seu’ José Ribamar vai poder melhorar residência de sua mãe (Handson Chagas)

A ação alcança também as empresas que participam fornecendo os materiais. Como incentivo, o Governo do Estado vai conceder às empresas desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) equivalente ao valor mensal deste imposto pago à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

O programa tem ainda o viés social na geração de emprego, com a contratação de trabalhadores para a realização das obras propostas. “É um direcionamento do governador Flávio Dino diminuir o déficit habitacional e proporcionar condições mais dignas de moradia aos maranhenses. Este é mais um dos programas de governo que propõem cumprir esta meta”, conclui a secretária da Secid, Flávia Alexandrina.

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro