21 de fevereiro de 2022

Gestores apresentam experiências exitosas em saúde pública no Estado

Fotos: Márcio Sampaio / Ana Sheyla Fernandes

Com o objetivo de planejar e compartilhar experiências para uma assistência em saúde com qualidade e eficiência, o I Encontro de Gestores da EMSERH, reuniu, na última sexta-feira (18), cerca de 150 gestores das 98 unidades e serviços de saúde da capital e interior do Maranhão administradas pela empresa. Um dos destaques da programação foram as apresentações de experiências exitosas.

Apresentaram relatos de experiências o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), Hospital Aquiles Lisboa, Shopping da Criança, Policlínica Açailândia, UPA São João dos Patos e Hospital Regional de Caxias Dr Everaldo Ferreira Aragão.

Luís Henrique Malfitano, diretor administrativo do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), apresentou os dados de atendimento da unidade. “O HCI funciona como salvaguarda da EMSERH, acumulando mais de 4 mil altas apenas de pacientes de Covid-19. Atualmente disponibilizamos 61 leitos de UTI e 140 de leitos clínicos, sendo referência ainda nas áreas de hematologia e nefrologia”, explicou.

A diretora do Hemomar, Clícia Galvão, apresentou o plano de metas da unidade, que busca a ampliação em 20% do volume de doações para alcançar a estabilidade do fornecimento de hemocomponentes no estado. “Nosso foco é centrado no atendimento às demandas da rede e de nosso ambulatório. Para isso, planejamos ações que visam ampliar o volume e a regularidade das doações de sangue em todos os nossa sede e em todos os hemonúcleos”, reforçou.

O Shopping da Criança foi mais uma exitosa iniciativa apresentada no evento. Aliando lazer e atendimento clínico, o local oferta atendimento multidisciplinar focado em crianças de 6 a 12 anos. Segundo a coordenadora administrativa da unidade, Thays Campos, o caráter multidisciplinar do espaço garante um atendimento completo. “Nós possibilitamos que em um só lugar, a criança e a família tenham acesso à diversas especialidades, focado no trabalho em nível de excelência, com profissionais capacitados e voltados à saúde da criança”.

Jaqueline Pimentel, CEO do Instituto Nacional de Educação e Desenvolvimento – INAED e Lead assessor do organismo certificador alemão – BRTUV, ministrou a palestra “Planejamento e controle como estratégias de gestão”. Jaqueline destacou os avanços e desafios percorridos pelos colaboradores da EMSERH.

“É grandioso o trabalho realizado no sentido de garantir a efetividade dos processos e entrega de atividades importantes à saúde das pessoas. Com metas ambiciosas e uma equipe que executa entregas de modo ativo, o sonho conjunto de garantir saúde de qualidade às pessoas pode ser alcançado”, disse.