26 de janeiro de 2022

Força Estadual de Saúde recebe novos profissionais e reforça atuação nos municípios maranhenses

Fotos: Laécio Fontenele

Aconteceu nesta terça-feira (25), em São Luís, a solenidade de recepção dos novos profissionais que vão atuar na Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA). A capacitação vai durar toda a semana até a próxima segunda-feira (31). A partir daí, os profissionais de saúde já estarão aptos a iniciar os trabalhos.

“Este primeiro momento é para mostrar como funciona o programa, como se dá o processo nas comunidades, demonstrar metas e indicadores a serem atingidos. Com essa capacitação todos já saem habilitados a atuar nos municípios”, explicou a Coordenadora da FESMA, Cheila Farias.

Os novos profissionais que vão atuar na FESMA foram recebidos por representantes das Secretarias Estaduais de Saúde, Políticas Públicas, Igualdade Racial e Escola de Governo.

“A Força Estadual de Saúde é uma espécie de grupo tático especial na área da saúde, cuja  missão é prestar assistência e apoio institucional em comunidades remotas, carentes, de maior vulnerabilidade social. E a finalidade dos profissionais que estão na FESMA é prestar auxílio a essas pessoas, que muitas vezes os próprios municípios não conseguem chegar até essas famílias, quer seja pela distância, quer seja pelas dificuldades impostas no acesso a essas pessoas. Outro fator importante e que é cobrado é que o trabalho precisa apresentar resultado, precisa gerar impacto, os profissionais precisam atender as comunidades e deixar a marca, cuidar dessas pessoas, levar o melhor de si. E sempre que entra uma turma nova, temos que formatar esses profissionais para que entendam a missão, os objetivos e os métodos pré-determinados a serem aplicados”, destacou Marcos Pacheco, secretário de Estado de Políticas Públicas.

“Esse trabalho é de suma importância porque leva igualdade as comunidades onde elas estão nas condições que elas estão levando em conta sua cultura, suas condições de vida, como elas são estruturadas. Portanto é um trabalho que tem modificado a percepção do cidadão maranhense lá na comunidade em relação à saúde do estado”, pontuou o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

A FESMA é uma estratégia montada pelo Governo do Estado desde 2015, que tem por objetivo contribuir com os municípios na área da saúde, priorizando ações no combate e controle à hipertensão, diabetes, hanseníase, mortalidade infantil e materna. Os profissionais atuam em aldeias indígenas, territórios quilombolas, populações ribeirinhas, povoados mais distantes de sedes daqueles municípios que possuem uma maior extensão geográfica. Atualmente a Força Estadual de Saúde do Maranhão atua em 44 cidades maranhenses.

“Era um sonho um dia entrar na Força. Eu espero contribuir muito, já que tenho uma certa experiência na assistência, na atenção primária e com certeza estamos aqui para somar e fazer o diferencial na Força Estadual de Saúde”, reforçou a enfermeira Rosinete Machado.

“Nós chegamos naqueles locais de mais difícil acesso para somar força com os municípios, fazer um trabalho conjunto de atenção primária, dentro da casa dos pacientes atendendo pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças, na prestação de um trabalho de qualidade as famílias maranhenses. Os profissionais que estão chegando somarão esforços para que todos juntos participar desse processo e mudar a realidade do Maranhão sempre pensando no melhor”, ressaltou Silvia Costa, enfermeira que compõe a equipe da FESMA desde 2018.

Daucyana Castro