1 de fevereiro de 2019

Flávio Dino vistoria Hospital da Ilha, novo hospital de Urgência e Emergência em São Luís

Obras do Hospital da Ilha (Karlos Geromy)

Solução definitiva aos problemas de atendimento na urgência e emergência no Maranhão. Esta é a proposta do Governo do Estado com a construção do Hospital da Ilha, no Turu, que está com obras em andamento. Na manhã desta quinta-feira (31), o governador Flávio Dino, acompanhado de comitiva de secretários, visitou o canteiro de obras e vistoriou os serviços.

Na etapa de terraplanagem, fundações e estruturações em concreto armado, o cronograma de serviços segue o projeto e tem reforço nas ações estruturais, que devem ser concluídas até o final deste ano. A unidade vai iniciar com 212 leitos e em uma segunda etapa vai totalizar aproximados 400 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O hospital servirá todo o Maranhão, atendendo prioritariamente demandas da capital, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar

“Este será o ‘novo Socorrão’, construído em ponto central da cidade e com obras em pleno andamento. Assim, o Governo do Estado presta atenção completa à saúde do Estado. É uma obra grandiosa, em uma área bem extensa e que vai garantir um complexo de atendimento que, de fato, vai resolver o problema a urgência e emergência, na área metropolitana e em todo o Estado”, pontuou o governador Flávio Dino, durante a vistoria.

Flávio Dino vistoria obras do Hospital da Ilha (Karlos Geromy)

Dino complementou citando a estrutura estadual na urgência e emergência, citando na rede outras unidades como o Hospital de Ortopedia e Traumatologia, Hospital do Câncer, Hospital de Alta Complexidade, as Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital da Criança, que está em obras de ampliação, fruto de parceria com a Prefeitura de São Luís. O Hospital da Ilha tem previsão de entrega no prazo de 32 meses.

O secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula, reafirmou a o objetivo do hospital na solução das problemáticas da urgência e emergência no Maranhão. “Esta unidade vem somar aos Socorrões, que apesar de todos os esforços, são estruturas que atualmente não conseguem atender a população de maneira adequada. O Hospital da Ilha será maior que estas duas unidades existentes e oferecendo serviços ampliados para que possamos atender melhor, com mais qualidade e dignidade a população”, enfatizou. A obra é executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Daucyana Castro