10 de novembro de 2022

Estudante partilha na rede social experiência com atendimento na rede estadual de saúde

“São maravilhosos!”. Assim que a estudante Karinna Emmanuelly Sousa dos Santos, de 18 anos, descreveu os profissionais que a atenderam na rede estadual de saúde. A jovem tem histórico de Anemia Falciforme e, em abril deste ano, começou a apresentar um quadro clínico de obstrução das vias aéreas superiores, associado a cansaço e tosse crônica.  

Por conta disso, a estudante procurou assistência médica e deu entrada no Hospital Macrorregional de Coroatá, no dia 19 de setembro, com quadro clínico de insuficiência respiratória aguda e eliminação de sangue do trato respiratório pela tosse.  

No dia seguinte, a paciente precisou ser entubada. Sete dias depois, Karinna Emmanuelly foi transferida para o Hospital Carlos Macieira, em São Luís, onde realizou uma Broncoscopia. Durante todo o processo de tratamento e recuperação, a estudante foi submetida a sessões de fisioterapia, o que foi fundamental para o restabelecimento da saúde. 

“Era uma paciente que estava grave, porém estável, o que permitiu que a equipe do hospital cumprisse os protocolos de despertar diário (desligar sedação) e, principalmente, permitiu que a equipe de fisioterapia colocasse em prática o protocolo de Mobilização Precoce, que consiste em iniciar os estímulos funcionais para manter e melhorar a força muscular e a mobilidade. Com o empenho da equipe, conseguimos evoluir ao nível mais alto do protocolo que é andar com o paciente, mesmo a paciente ainda estando entubada e necessitando de Ventilação Mecânica. E o resultado final foi muito satisfatório, com a paciente tendo alta e com a funcionalidade preservada”, explicou Hugo Campos, especialista da Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

De alta médica, Karinna Emmanuelly está vencendo a batalha pela vida. Como forma de agradecimento a jovem utilizou as redes sociais e escreveu uma mensagem emocionante. 

“Às vezes, passamos por certas coisas na vida que nos fazem refletir bastante! Mas Deus nunca nos dará um fardo que não possamos carregar. Há um mês eu pensei bastante o porquê de certas coisas estarem acontecendo comigo, mas eu não conseguia compreender. Toda aquela falta de ar, todo aquele cansaço, toda aquela dor e todas aquelas noites me fizeram ver o quão forte eu sou. Eu só tenho a agradecer. Agradeço a todos do Hospital de Timbiras, minha gratidão a toda equipe da UTI de Coroatá, vocês são maravilhosos e a toda equipe de São Luís”, agradeceu. 

Para o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe, esse retorno dado pelo usuário do SUS é muito importante para aperfeiçoar cada vez mais os atendimentos. “A história dela é a de milhares de pessoas que são atendidas nas nossas unidades de saúde, que passam por um tratamento de qualidade, com profissionais empenhados em tudo o que fazem e com o propósito de salvar vidas. Esses depoimentos, esse retorno que é dado pelo usuário do SUS, só reacende a nossa vontade de seguirmos firmes trabalhando pela saúde e bem-estar do povo maranhense”, ressaltou Duailibe.

Daucyana Castro