14 de abril de 2023

“Estou me sentindo bem melhor com esse tratamento”, diz paciente assistido no HCI, que completa três anos com quase um milhão de atendimentos

“Estou me sentindo bem melhor com esse tratamento”, disse o agricultor Deusimar Evangelista de Brito Nascimento. O paciente está internado no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), localizado no bairro do Angelim, na capital São Luís, desde 28 de março deste ano.  O idoso de 68 anos, atendido por equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apresenta um quadro de Pielonefrite (Inflamação do rim devido a uma infecção bacteriana).

“Toda a equipe de enfermagem, médicos, tratam a gente com carinho e atenção. Estou me sentindo bem melhor com esse tratamento e agora é só aguardar a alta e retornar para casa”, frisou o agricultor Deusimar Evangelista de Brito Nascimento.

Desde a inauguração da unidade de saúde, no dia 1º de abril de 2020, já foram realizados 910.993 atendimentos, ou seja, quase um milhão de pessoas já foram assistidas no Hospital de Cuidados Intensivos. 

“O HCI foi um hospital de campanha criado para auxiliar no tratamento da Covid-19, porém, durante os anos, foi se adequando à necessidade da nossa rede estadual de saúde, sendo primordial, principalmente nas internações das UPAs. Os números mostram que a unidade é de suma importância para saúde do Estado do Maranhão”, ressaltou o diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro.

Em três anos de atendimento do HCI, foram registradas 11.875 internações, 9.861 consultas ambulatoriais, 8.364 altas hospitalares e 3.225 cirurgias. 

“Foram momentos de alegrias ao longo desses três anos, mesmo com desafios e dificuldades enfrentadas, mas a maior recompensa de tudo isso são as vidas salvas durante todo esse tempo de funcionamento da unidade”, pontuou o diretor administrativo do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Luís Henrique Malfitano. O Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Daucyana Castro